Orientações de ponto biométrico

Leia nosso BLOG

17/03/2021

Orientações de ponto biométrico

Orientações de ponto biométrico

O que você precisa saber sobre controle de ponto biométrico

Quando se fala em controle de ponto, opções eletrônicas são sempre as mais procuradas, pois oferecem praticidade no dia a dia das empresas, além de constituírem um método muito seguro para registrar a jornada de trabalho.

Entre os equipamentos disponíveis no mercado, os relógios de ponto com leitura biométrica são muito eficazes, visto que utilizam uma característica individual do colaborador para fazer o registro de entrada e saída. O mais comum é através da digital, mas também existem equipamentos que fazem o reconhecimento facial da pessoa.

De acordo com a Lei do Ponto Eletrônico, ou Portaria 1510 do Ministério do Trabalho, é possível utilizar equipamentos eletrônicos com controle através da biometria, porém, o aparelho deve atender a alguns requisitos, como relógio interno, impressora em bobina de papel para emitir os tickets/comprovantes de marcação de ponto, software de controle de ponto e memória com registro. 

O ponto biométrico funciona através da identificação da impressão digital do funcionário, que deve aproximar seu dedo do leitor no equipamento. Essa digital deverá ser cadastrada anteriormente pela equipe de RH da empresa, junto aos demais dados sobre o profissional (como número de PIS, por exemplo). Ao ler a digital, o equipamento fará o registro em sua memória interna e emitirá um comprovante, assim como os demais aparelhos. 

Por que optar pela leitura biométrica?

Quando comparado ao registro de ponto através de cartões, códigos ou senhas numéricas, a leitura biométrica costuma ser muito mais prática e ágil, além de oferecer mais segurança e menor risco de fraude. Para as organizações que possuem trabalhadores internos e externos (muito útil durante as jornadas de trabalho remoto devido à pandemia), é possível integrar o sistema biométrico a um software para registro através de aplicativos no celular. 

Na KL Quartz, contamos com muitas opções de controle de ponto biométricos, com equipamentos que permitem a adaptação conforme a necessidade da empresa. Esse é o caso do Control ID Class, considerado o mais moderno equipamento da categoria. Ele tem a capacidade de registrar até 15 mil digitais, sendo uma excelente escolha para empresas e industrias de grande porte. Seu funcionamento pode ocorrer tanto através da leitura da digital do colaborador, quanto através de cartões ou senha numérica.

Para as empresas que atuam conforme a Portaria 373 do Ministério do Trabalho, que permite sistemas de controle de ponto alternativos aos tradicionais, o relógio de ponto ID Class V 373 é uma ótima opção. Ele possui leitor por identificação biométrica e atende perfeitamente aos requisitos das organizações que não precisam de comprovante impresso pelo registrador de ponto eletrônico. 

Este equipamento conta com muita tecnologia empregada, com menu touch screen e leitor biométrico de última geração. Seu sistema requer cadastro do funcionário com número de PIS e permite acesso fiscal às informações internas, além disso, tem memória fiscal permanente para armazenamento de dados e integração com sistema de tratamento de ponto. 

Na KL Quartz, trabalhamos com os equipamentos de controle de ponto mais modernos disponíveis no mercado. Para saber mais sobre nossos equipamentos e descobrir a opção mais indicada para a sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Revenda Ouro Secullum

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Kl-Quartz 35 anos Tradição em Qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 35 anos de história.