Toda empresa precisa de relógio de ponto

Leia nosso BLOG

27/12/2021

Toda empresa precisa de relógio de ponto

Toda empresa precisa de relógio de ponto

Toda empresa precisa de relógio de ponto? Entenda

Desde 2009, com a criação da Lei do Ponto Eletrônico pela Portaria 1.510 do Ministério do Trabalho, o relógio de ponto tornou- se um assunto constante entre gestores e empresários. Afinal, toda empresa deve registrar o horário de entrada e saída de seus funcionários? De que forma esse controle deve ser feito e como implementar um bom sistema na empresa? Para tirar todas essas dúvidas, preparamos um material completo e esclarecedor. Continue a leitura!

O que é relógio de ponto?

Antigamente, o controle de ponto era feito manualmente, através das anotações diárias em um livro-ponto. Nele, ficavam armazenadas todas as informações sobre o expediente do colaborador, como horário de entrada e saída, intervalos, atrasos, faltas e horas extras. No entanto, este recurso deixava a desejar, principalmente nas grandes empresas. Além disso, o caderno com registros feitos manualmente era possível de falhas e até mesmo fraudes, tanto que em ações trabalhistas esse tipo de registro não tem valor como prova. 

Desde 2009, para regularizar essa questão e proporcionar maior segurança tanto para o empregador quanto para seus funcionários, o Ministério do Trabalho criou a Lei do Ponto Eletrônico. A partir dela, ficou definido que todas as organizações com mais de 10 funcionários no regime CLT são obrigadas a realizar o registro de ponto eletrônico (REP) para controle da jornada de trabalho. Caso a empresa já utilizasse um meio de registro anterior à Lei, poderia permanecer com ele. 

Quais são as especificações obrigatórias do registro de ponto eletrônico? 

Ao utilizar o registro de ponto eletrônico, é fundamental que a empresa esteja atenta às especificações recomendadas pelo Ministério do Trabalho no texto da Lei. Caso contrário, o material armazenado perde a sua validade como documento, não sendo aceito como prova em fins trabalhistas, por exemplo. Veja as especificações:

  • Emitir comprovante a cada registro
  • Ser equipado com display informando hora, minuto e segundo
  • Certificação do INMETRO, atendendo às especificações técnicas da Portaria 595/2013
  • Possuir memória interna permanente e inviolável

Quais as melhores opções de controle de ponto?

Para as empresas que estão em busca de um sistema eficiente e moderno para o controle de funcionários e suas jornadas de trabalho, o relógio de Ponto Biometrico é uma das opções mais utilizadas na atualidade. Entre as diversas vantagens deste equipamento está a sua característica anti fraude, uma vez que o sistema por biometria utiliza características pessoais e intransferíveis. Dessa forma, o cadastro do funcionário é realizado por meio de sua digital, dispensando o uso do crachá, por exemplo. 

O relógio de ponto biométrico é um dos melhores dispositivos para empresas que desejam máxima segurança no controle das jornadas de trabalho. Com ele, é possível manter um controle completo e eficiente, eliminando riscos, falhas e custos desnecessários. Além disso, esse sistema é o mais indicado no caso de prevenção de questões trabalhistas, pois pode ser totalmente integrado à folha de pagamento, proporcionando uma contagem justa e livre de erros. 

Leia também: Importância do registro de ponto

Na KL Quartz, trabalhamos com equipamentos seguros e certificados pelo INMETRO, afinal, a jornada de trabalho é assunto sério. Para saber mais sobre nossas opções de controle de ponto, clique aqui. Ou, se desejar, entre em contato com um de nossos colaboradores e esclareça todas as suas dúvidas.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Revenda Ouro Secullum

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Kl-Quartz 35 anos Tradição em Qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 35 anos de história.