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29/05/2019

Relógio de ponto para hospitais: conheça 3 vantagens!

Relógio de ponto para hospitais: conheça 3 vantagens!

Em qualquer tipo de operação, o controle de ponto dos funcionários é essencial – além de obrigatório em muitas situações. Quando falamos em instituições de saúde, algumas dúvidas podem surgir. Afinal, quais as particularidades da jornada de trabalho desses profissionais? Por isso, hoje vamos apresentar opções de relógio de ponto para hospitais. Assim, o controle das jornadas fica mais simples e organizado.

Estar atento aos detalhes é importante para garantir que a legislação seja cumprida em um hospital, principalmente quando há diferentes escalas de trabalho. Na KL Quartz, trabalhamos com soluções completas de controle de ponto integrado a softwares de tratamento que otimizam a gestão interna. Saiba mais a seguir!

Por que o registro de ponto é importante?

No universo corporativo, boas práticas na gestão da empresa são essenciais para garantir o fluxo do negócio. Dessa forma, desde o controle financeiro até a gestão de pessoas precisam ser realizados de maneira assertiva para que não haja problemas futuros. Nesse sentido, o relógio de ponto é um aliado dos gestores e dos próprios funcionários. Afinal, a partir dele é possível controlar a jornada de trabalho, oferecendo segurança legal para as instituições e seus colaboradores.

Com o controle de ponto realizado de maneira correta no hospital, até mesmo a função do RH se torna mais ágil e eficiente. Afinal, o sistema ajuda a contabilizar as horas trabalhadas e, quando integrado a um software, faz cálculos precisos incluindo horas extras, atrasos e faltas. Ou seja, é a solução ideal para empresas que não querem errar no fechamento da folha de pagamento e, assim, evitar ações trabalhistas.

Gestão de pessoas na área da saúde

Como sabemos, a gestão de pessoas na área da saúde é essencial e, ao mesmo tempo, repleta de desafios. Afinal, estamos falando de profissionais com jornadas de trabalho peculiares, que podem cumprir horários em diferentes escalas e ciclos. Assim, a grande dificuldade do setor de Recursos Humanos é calcular o banco de horas e as horas extras no fechamento da folha de pagamentos. Trata-se de um trabalho meticuloso a fim de evitar erros.

Jornada de trabalho x Escala de trabalho

De acordo com a CLT, a jornada de trabalho corresponde ao período em que o trabalhador deve se dedicar às funções para a empresa contratante. Isso é diferente da escala de trabalho, que representa os dias em que a jornada deverá ser executada. Ainda conforme a CLT, a jornada de trabalho deve ser de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Mas, em algumas situações, ela pode ocorrer de forma personalizada, sendo que as empresas podem optar por dividir as jornadas em escalas diversas.

Jornada de trabalho em hospitais

Em regra, os hospitais podem atuar com diferentes modalidades de jornada de trabalho. O plantão é muito conhecido, no qual os plantonistas trabalham 12 horas por dia, sem hora extra. A jornada normal tem duração máxima de 8 horas diárias e 44 horas semanais, com a permissão de realizar até 2 horas extras por dia, conforme a CLT.

Na escala 12×36, assim como no plantão, o profissional trabalha 12 horas por dia e folga outras 36 horas, sem possibilidade de horas extras. Já a escala 6×1 é composta por 6 dias de trabalho seguidos por 1 dia de descanso.

Há também a escala 5×1, que é composta por 7h20 de trabalho por dia durante 5 dias, folgando 1 dia. No turno ininterrupto de revezamento, o profissional tem jornada de 6 horas diárias, sem intervalo interjornada, com trabalho revezado entre profissionais.

Modalidades de controle de ponto

Antigamente, o controle de ponto era realizado de maneira manual, com anotações a próprio punho no chamado livro-ponto. Porém, os avanços tecnológicos permitiram uma série de inovações, inclusive com a criação de relógios de ponto mecânicos e eletrônicos. O primeiro é feito através de um cartão ponto em conjunto com o relógio de ponto. Diariamente, o funcionário precisa bater o ponto e, ao fim do mês, o RH é responsável por conferir os registros e calcular todas as horas. 

O relógio de ponto eletrônico, por sua vez, é muito mais moderno e pode funcionar com registro online, via aplicativo, biométrico ou por cartão magnético. A vantagem desse sistema é que ele contabiliza as horas e repassa todas as informações para o setor responsável, com os cálculos prontos. Para que isso ocorra, é claro, um funcionário deve ficar responsável pela gestão do software pelo menos uma vez ao mês, conforme o número de funcionários da empresa. 

Quando pensamos em hospitais e demais instituições de saúde, o ponto eletrônico é o dispositivo que melhor atende às necessidades da empresa. A partir dele, são coletadas informações importantes sobre a jornada de trabalho, com o registro de entrada, saída e intervalos de cada funcionário. 

Agora, para que isso funcione de maneira eficiente e assertiva, a integração com um software de tratamento de ponto é primordial. Com isso, a gestão de pessoas ocorre com mais praticidade, considerando todos os aspectos necessários a partir de relatórios completos. O sistema é capaz de incluir gestão de escalas, horas extras, banco de horas, férias e muito mais.

Obrigatoriedade do relógio de ponto

Na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), as empresas com pelo menos 20 funcionários registrados são obrigadas a registrar o ponto. No caso de organizações com equipes menores, o controle da jornada de trabalho é facultativo. Mas, vale lembrar que o registro de ponto oferece vantagens para empresas de todos os portes. Afinal, trata-se de uma coleta precisa das horas trabalhadas, garantindo a segurança jurídica em possíveis ações trabalhistas. 

É por isso que o relógio de ponto para hospitais é visto atualmente como um mecanismo indispensável. Como vimos até aqui, além de ser obrigatório, o controle de ponto oferece vantagens que otimizam a rotina com agilidade e segurança.

Por que utilizar relógio de ponto para hospitais?

O relógio de ponto nos hospitais é ideal para controlar a jornada de trabalho dos funcionários, principalmente em relação às escalas de turnos e plantões. Como sabemos, gerenciar uma grande equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais da saúde, além da própria equipe administrativa, requer particularidades em um hospital. São jornadas de trabalho que se diferenciam entre um profissional e outro, por isso, um sistema eletrônico é a única opção possível.

Com o relógio de ponto eletrônico, a gestão dos funcionários se torna mais eficiente e assertiva, uma vez que o sistema consegue registrar horários de entrada e saída, troca de turnos, plantões, horas extras e folgas. Nada disso seria possível, sem erros, se não fosse a ajuda de um dispositivo eletrônico integrado a um sistema moderno. 

Escalas organizadas com relógio de ponto

Com o controle de ponto em hospitais, é possível garantir mais qualidade no atendimento, além de evitar a falta de funcionários durante períodos específicos do dia. Isso porque, o sistema permite avaliar a produtividade e o desempenho das equipes, bem como a conferência das escalas, sempre de acordo com a legislação trabalhista. Isso melhora o fluxo de atendimentos, evitando as longas filas de espera na recepção do hospital, por exemplo.

Mas afinal, quais as vantagens do relógio de ponto para hospitais?

1. Segurança nos registros

O relógio de ponto eletrônico, como sabemos, ajuda no registro das jornadas de trabalho. Assim, o sistema contabiliza a hora de entrada e saída de cada funcionário, bem como seus intervalos, horas extras, atrasos e faltas. O importante é optar por um equipamento regulamentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e homologado pelo Inmetro. Isso garante a segurança nos registros e os comprovantes emitidos funcionam como prova legal no caso de ações trabalhistas.

Vale lembrar que os registros ficam armazenados em um banco de dados seguro, que pode ser acessado pela empresa sempre que necessário. Essa medida reduz os casos de processos trabalhistas e fraudes nos registros de ponto.

2. Aumento da produtividade dos funcionários

Com o registro de ponto, o hospital consegue controlar a presença e as atividades dos funcionários. Com essas informações, a equipe de Recursos Humanos pode acompanhar a produtividade individual e por equipes, atuando para resolver problemas e propor melhorias de pessoal, sempre que necessário.

3. Otimização das tarefas do RH

Como já falamos, o relógio de ponto para hospitais pode ser integrado a um software de tratamento de ponto, dispensando o trabalho manual de cálculo de horas trabalhadas. Dessa forma, o sistema calcula as horas e os dias trabalhados, bem como o registro de horas extras, as faltas e as folgas. Com esses registros, o gestor pode emitir relatórios sempre que desejar, bem como integrar o sistema à folha de pagamento e acompanhar as informações à distância em tempo real.

Software de tratamento de ponto para hospitais

Como visto até aqui, é com o software de tratamento de ponto para hospitais que a gestão de pessoas se torna mais eficiente. Assim, o setor responsável tem acesso a uma solução completa para o acompanhamento das jornadas, horários de cada profissional, bem como a possibilidade de configuração de escalas de diferentes tipos. Com o software, também é possível gerir o banco de horas, realizar cálculos automáticos para o fechamento da folha de pagamento sem esquecer das horas extras contabilizadas.

A solução ideal em relógio de ponto e software de tratamento de ponto para hospitais é o Secullum Ponto 4, que atende a todas as necessidades da instituição. Os grandes hospitais do Brasil atuam com o sistema integrado ao Secullum Ponto 4 e têm observado resultados excelentes na gestão de pessoas, sempre atentos à legislação trabalhista. Isso promove a transparência nas relações de trabalho e garante a segurança jurídica para a empresa.

Relógio de ponto para hospitais é na KL Quartz

Para contar com um sistema completo de relógio de ponto para hospitais, entre em contato agora mesmo com a KL Quartz e conheça as soluções disponíveis agora mesmo.

 

 

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