Tire suas dúvidas sobre o Relógio Ponto

interrogação desenhado em quadro negro

29/07/2019

O Relógio Ponto pode ser um grande aliado da gestão de Recursos Humanos da sua empresa. Além de trazer mais agilidade e exatidão para o registro das jornadas de trabalho, também garante que você e seus colaboradores estejam de acordo com a legislação e tenham seus direitos reservados. Quer implantar um Relógio Ponto na sua empresa? Leia a resposta para as dúvidas mais frequentes sobre o assunto. 

O que é a Lei do Ponto Eletrônico?

A Lei que regulamentou a utilização do Relógio Ponto Eletrônico nas empresas é a Portaria 1510 do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), de 2009. Essa legislação, estabeleceu novos padrões para esses equipamentos, assegurando que o controle de ponto respeite os direitos dos trabalhadores, bem como seja um instrumento capaz de tornar a relação empregado e empregador muito mais transparente. Entenda mais sobre a legislação de Relógio Ponto aqui

O que acontece se a empresa não seguir a legislação?

Empresas que mantiverem um sistema de ponto eletrônico não adequado às normas, poderão ser autuadas com a aplicação de multas administrativas. Não apresentar documentos que comprovam a jornada de trabalho dos colaboradores também é uma irresponsabilidade que pode levar a uma eventual ação judicial.

Quando o empregador deixa de registrar os horários de trabalho, fica impossível saber ao certo a quantidade de horas trabalhadas, a incidência de horas extras, adicionais noturnos, entre outros. Nesses casos, os riscos de processos trabalhistas e de pagamento de indenizações são muito maiores. Por isso, todo cuidado é pouco quando se trata de seguir a legislação do ponto eletrônico.

Conheça mais sobre processos trabalhistas que podem acontecer caso você não esteja atento às determinações da portaria 1.510 . 

A marcação de ponto pode ser feita remotamente?

A legislação aponta que as marcações de ponto só podem ser efetuadas diretamente no Relógio de Ponto e pelo empregado. No caso de trabalhadores externos, para saber se o colaborador está cumprindo com seu dever e usufruindo de seus direitos, a empresa precisa fazer esse monitoramento das horas trabalhadas, mesmo à distância. 

Para isso, existem serviços de marcação de ponto remoto. São aplicações desenvolvidas para que o registro da jornada seja feito via browser ou aplicativos – e que funcionam online e offline. Esse tipo de controle é necessário para funcionários home office, por exemplo. 

Quais tipos controle de ponto?

A legislação determina que se você tiver uma empresa e tiver contratado mais de 10 funcionários, obrigatoriamente terá que instalar algum método ou sistema de controle de ponto. Para isso, os modelos permitidos são Livro Ponto, Relógio Ponto Cartográfico e Relógio Ponto Eletrônico. Mas lembre-se: utilizar um Relógio Ponto na sua gestão é muito mais seguro para seu negócio. Conheça mais sobre os tipos de controle de jornada,  antes de determinar o sistema que você adotará na sua empresa. 

Quais são as vantagens do ponto eletrônico?

O Relógio Ponto vai além da organização, ele pode trazer muito mais disciplina , controle e agilidade na gestão do seu negócio. Por isso, é fundamental  estabelecer um controle de ponto eficiente, garantindo uma boa gestão dos recursos humanos da sua equipe. Uma das principais vantagens de ponto eletrônico é a proteção dos direitos da sua empresa.

Qual o melhor relógio ponto para minha empresa?

Cada empresa tem suas especificidades e necessidades próprias, de acordo com o seu segmento, modelo de negócio, quantidade de funcionários e diversas outras características. Por isso é importante que você leve em consideração todos esses fatores na hora de buscar a melhor solução para o seu negócio. Se você trabalha na indústria, no comércio, em órgãos públicos, empresas ligadas à educação, existe um relógio ponto ideal para suas necessidades, descubra aqui

O que é necessário para instalação do relógio ponto?

Qualquer tipo e tamanho de empresa pode utilizar relógio ponto. Existem diversos tipos e você pode escolher de acordo com as suas necessidades. Os relógios eletrônico são os mais utilizados, pois são precisos e seguros. A sua instalação é muito simples! Entenda o que você precisa para adotar um relógio ponto na sua empresa aqui.

É preciso fazer controle de ponto para Estagiários?

Muitas empresas ficam com dúvidas se os estagiários precisam ou não registrar ponto. A Lei do Estágio (Lei 11.788/2008) não prevê um controle de ponto, visto que o estagiário não é funcionário da empresa. 

O que é preciso estar atento é em relação a carga horário limite que a lei estabelece para o estagiário. Considere 20 horas semanais, sendo 4 horas diárias, para estudantes de educação especial ou anos finais do ensino fundamental. Até 30 horas semanais, sendo o máximo de 6 diárias, para estagiários de nível médio, técnico ou superior .

Por isso, apesar de não ser obrigatório, é extremamente importante registrar as jornadas de trabalho realizadas pelos estagiários. Isso garante  maior segurança ao estudantes e também à sua empresa. 

Onde comprar relógio ponto?  

Os relógios de ponto podem ser comprados em empresas especializadas. Na KL Quartz você pode adquirir toda linha de relógios de ponto, sejam modelos cartográficos ou eletrônicos, em todo Brasil e com total segurança. Conte com a solução completa para a instalação do relógio de ponto na sua empresa.


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico