Tecnologia e Gestão de RH: conheça ferramentas para inovar

PESSOAS FALANDO

22/11/2019

A inovação na área de recursos humanos tem se mostrado essencial quando o assunto é recrutamento e seleção de novos talentos para empresas que, diariamente, se reciclam investindo em automatização e novas tecnologias para contratar os melhores talentos de cada área. 

Além disso, o RH é um dos setores mais estratégicos, antevendo o crescimento da organização mediante capital humano. Desse modo, está sempre lançando-se em desafios com metodologias disruptivas que melhoram o recrutamento e visam o crescimento da empresa.

Para que a inovação no RH surta efeito, todos os anos surgem as tendências, novidades do mercado, cuja implementação deve ser favorável criando um antagonismo diferencial sobre os concorrentes, em um primeiro momento, até que se torne fundamental para a sobrevivência dos setores de RH no mercado.

 

Ferramentas de inovação

Em um meio de trabalho tão concorrido, novas ferramentas para gestão de pessoas são bem-vindas quando uma empresa busca inovação, tecnologia e retenção de talentos. 

Veja algumas, aqui.

 

AI + Tecnologia

Uma das principais tendências é o uso da inteligência artificial (AI) mediante tecnologia. As duas andam juntas. A AI é uma inteligência similar à humana que se manifesta por intermédio de mecanismos ou softwares imitando ações humanas de forma rápida e eficaz. A diferença é que com o auxílio da inteligência artificial não existem erros, os dados são concretizados de forma mais rápida e em maior volume. 

Como exemplo, podemos citar a biometria, com reconhecimento da palma da mão, das digitais ou pela íris dos olhos. Outro exemplo pode ser o uso de algoritmos para resolver problemas e criar novas soluções. 

 

Automação

A automação de processos também é essencial para a eficiência das técnicas de gestão dos profissionais de RH. Nela, os procedimentos burocráticos como análise de cálculos, envio e arquivamento de documentos ou outros, ganham agilidade diminuindo erros, integrando dados com segurança e minimizando a refação de trabalho. 

 

Prática x Teoria

Muito importante na hora de selecionar os candidatos é analisar formação e diploma. No entanto, cada vez mais ganha peso a prática profissional e o comportamento do candidato mediante a cultura organizacional das empresas. 

De nada adianta o candidato ter um ou mais diplomas, MBA em universidades consagradas ou inúmeros cursos se ele não põe em prática seu conhecimento, ou ainda, tem problemas em seguir diretrizes e se relacionar com equipes multidisciplinares. Por isso, os profissionais de RH devem ficar atentos ao comportamento na hora da entrevista. 

 

Competências, especialidades e liderança

Nas empresas figuram diversos tipos de profissionais. Cada um à sua maneira. Muitos se destacam ao longo do tempo e é neles que os gestores devem mirar suas forças. 

O objetivo é especializar os funcionários que melhor se enquadram aos valores da empresa, ajustando competências e transformando-os em grandes talentos. 

 

Gamificação e Treinamentos

São treinamentos onde todos os colaboradores devem participar. Similar a jogos, é desenvolvido com o intuito de engajar pessoas na solução de problemas.

Seu principal objetivo é incentivar comportamentos e motivar os profissionais a desenvolverem diferentes perfis, como empreendedorismo, por exemplo, alcançando resultados para a empresa.

 

Flexibilidades: horário e lugar

A grande tendência é flexibilizar o meio de trabalho. Seja no horário ou no lugar, atualmente os colaboradores têm flexibilidade de trabalhar em qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet para fazer trabalhos e combinar processos com seus colegas. Existem metas, pedidos de trabalho e squads (equipes multidisciplinares), com um objetivo comum e data para entrega final. 

 

Essas ferramentas de inovação afetam não só os processos de RH, mas, também, a cultura organizacional das empresas. Uma vez que ao realizar novos processos os colaboradores participam diretamente, implementando tarefas e realizando novos procedimentos mais modernos e eficientes.

 


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico