Recursos Humanos: como gerar valor para uma empresa

Mulher sendo entrevistada

25/10/2019

A área de recursos humanos de uma empresa está ligada à relação que diretores e gestores têm com todo o quadro funcional. É o elo, a união de toda a estrutura organizacional que irá gerar valor e alcançar o conjunto de metas organizacionais. Além disso, os departamentos de RH ajudam as empresas na busca por capital humano qualificado que, cada vez mais, faça parte da cultura organizacional das organizações.

Ao pensar em gestão de pessoas, os recrutadores e gestores de RH buscam encontrar colaboradores específicos que se adequem às necessidades dos cargos vagos. A busca por esses profissionais é trabalhosa e tende a ser duradoura, uma vez que contratar um colaborador não qualificado para certa área pode gerar custos altos e dores de cabeça para qualquer organização. 

No mercado de serviços existem muitas agências de recursos humanos e também consultores de RH que auxiliam empresas na escolha por novos profissionais. Contudo, mesmo terceirizando as contratações, é de suma importância que as organizações possuam profissionais internos ou departamentos para dar andamento aos processos de seleção e contratação de pessoal. Como mencionado anteriormente, esses profissionais são a ligação entre diretoria e corpo de colaboradores, humanizando o capital intelectual dia a dia dentro da empresa.

Além da seleção e contratação, o RH também pode capacitar pessoas através de treinamentos e atualizações. Esse papel de aprimoramento é essencial para o crescimento dos colaboradores dentro de uma organização, motivando, mudando a rotina de trabalho e agregando valor aos serviços prestados. Muitas vezes, o colaborador pode estar desmotivado por algum processo interno, ou mesmo por não haver trocas entre eles, entretanto, com o auxílio do gestor de RH podem ser feitas algumas mudanças tornando a rotina de trabalho agradável e inovando os processos.

Faz parte da atuação do departamento de RH, também, os procedimentos burocráticos que uma empresa apresenta em sua rotina diária. E uma das missões mais relevantes deste departamento que se faz tão necessário é conciliar os interesses dos funcionários ao da empresa que, geralmente, objetiva crescer e sobreviver no mercado em que atua, bem como obter resultados financeiros positivos que gere lucro.

Analisando as variantes que trazem os recursos humanos como parte fundamental das organizações, é possível imaginar que o RH é parte fundamental das diretrizes estratégicas de qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. Por isso, investir em profissionais capacitados para a gestão é fundamental para o bom funcionamento dos departamentos e unidades de trabalho. Gera valor, humaniza e dá credibilidade aos envolvidos.

 

#KLQuartz #RelogioPonto #PontoEletronico 


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico