Recursos humanos: como definir o melhor método de recrutamento e seleção?

Recursos humanos como definir o melhor método de recrutamento e seleção

08/06/2018

 

O objetivo de qualquer empresa é conquistar sucesso no mercado e expandir cada vez mais o seu negócio, não é mesmo? Mas para alcançar essa meta, antes é preciso encontrar as pessoas certas para isso: os colaboradores.

Exatamente para isso existe o processo de recrutamento e seleção. Para reunir o capital humano ideal para pôr em prática o seu plano de negócios com eficiência.

Recursos Humanos: internalizar ou terceirizar?

O setor de Recursos Humanos(RH) normalmente é o responsável não só pela etapa de recrutamento e seleção, como também pela gestão das pessoas.

RH responsável pela gestão de pessoas

No entanto, manter um setor de Recursos Humanos bem estruturado, que cumpra todas as funções necessárias, pode ser trabalhoso e inviável financeiramente. Principalmente para as pequenas e médias empresas que possuem um quadro de funcionários limitado e baixa demanda de contratação. Nesses casos, uma boa opção pode ser terceirizar esse trabalho, contratando empresas especializadas para recrutar os candidatos e elaborar a folha de pagamento, por exemplo.

Já em empresas de grande porte, desenvolver um departamento interno pode ser o ideal, já que possibilita concentrar todas as atividades, como recrutamento e seleção, treinamento dos profissionais, controle de ponto e elaboração da folha de pagamento, dentro da própria empresa.

Como definir o melhor método de recrutamento e seleção?

recrutamento e gestão de pessoas

Se você decidiu internalizar o processo de recrutamento e seleção, tendo ou não um departamento de recursos humanos estruturado, existem alguns métodos que podem ajudar a sua empresa a fazer uma boa contratação.

O primeiro, é claro, é definir o perfil da vaga: atribuições do cargo, experiência e formação necessária, personalidade desejada, salário, benefícios, entre outros aspectos.

Depois de definir o perfil da vaga, é hora de decidir se faz mais sentido buscá-lo dentro da sua própria empresa, através de um recrutamento interno, ou fora dela, trazendo alguém novo, por meio de um recrutamento externo.

O recrutamento interno é interessante quando o perfil da vaga exige alguém que já tenha conhecimento no segmento, a empresa não pode investir em treinamento, ou  o cargo em questão exige alguém que tenha familiaridade com a equipe.

Por outro lado, o recrutamento externo se faz imprescindível quando a empresa busca um profissional com um perfil totalmente diferente do seu quadro atual, ou caso a posição exija formação e experiência específicas.

Onde buscar o candidato que você precisa?

onde buscar o candidato

Se o recrutamento for interno, os canais de comunicação são muito mais acessíveis. Afinal, você conhece a sua equipe e pode avaliar aqueles que mais se encaixam no perfil da vaga e convidá-los diretamente a participar do processo seletivo.

Mas se o recrutamento for externo, haverá vários fatores envolvidos a serem considerados na escolha.

  • Indicações internas e anúncios em jornais: por possuir um alcance limitado, devem ser utilizados apenas para candidatos que morem perto da empresa.
  • Banco de talentos: primeira opção para empresas que possuem uma área para cadastro de currículos online, com diversos candidatos em potencial.
  • Sites de empregos: bastante abrangentes, são indicados para funções que estão abertas para pessoas de outras regiões ou existe a possibilidade de ajudar o candidato a mudar-se para a cidade da empresa. Lembrando que existem ainda sites segmentados, direcionados para profissionais de uma área de atuação específica, como tecnologia, por exemplo.
  • Post nas redes sociais: um dos canais mais utilizados atualmente, é perfeito para quem busca candidatos com faixa etária entre 20 e 40 anos.
  • Headhunters: opção mais adequada para a contratação de executivos para cargos de liderança.

 

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o nosso blog e confira outros conteúdos sobre gestão de pessoas e controle de ponto!

 Confira agora como aumentar o desempenho dos seus negócios com cultura e clima organizacional.


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico