Ponto eletrônico: saiba como ele pode ajudar a reduzir os custos da sua empresa!

Ponto eletrônico saiba como ele pode ajudar a reduzir os custos da sua empresa

12/06/2018

Você lembra como era complicado acompanhar o registro de ponto feito manualmente? Graças a tecnologia, os antigos livros de ponto ficaram para trás e, hoje, com um sistema de ponto eletrônico, esse trabalho ficou muito mais fácil, rápido e eficiente, possibilitando uma gestão mais assertiva, além de diversas outras vantagens. Entre elas, a redução de custos.

Se a sua empresa ainda não se atualizou e continua no passado, é melhor ficar atento: otimizar gastos é necessário sempre, mas em tempos de crise se torna essencial para a sobrevivência e crescimento do seu negócio.

Por que se livrar do livro de ponto?

É fundamental  e obrigatório por lei que as empresas tenham os registros detalhados dos horários trabalhados por seus colaboradores, para realizarem o pagamento corretamente e evitarem processos trabalhistas. Mas, certamente um livro de papel onde o funcionário anota os dados a próprio punho não é a solução mais confiável, podendo se tornar o famoso “barato que sai caro” e oferecendo alguns riscos, como:

  • Informações incorretas, já que não há como saber se o horário registrado corresponde à realidade;

  • Possibilidade de extravio;

  • Dificuldade de localizar as informações, por serem anotações manuais corridas;

  • Desperdício de tempo para calcular os horários;

  • Risco de fraude, permitindo que os horários sejam alterados com facilidade;

Como o ponto eletrônico pode reduzir os custos da sua empresa?

Como o ponto eletrônico pode reduzir os custos da sua empresa

Se você achou que teríamos uma única e simples resposta para essa complexa pergunta, está enganado. O ponto eletrônico não vai interferir somente em um processo da sua empresa, mas em diversos aspectos que, juntos, irão interferir no resultado final.

Conheça agora alguns deles:

Uma questão de produtividade

Uma questão de produtividade

O lucro da sua empresa e como ela é vista pelos seus consumidores depende muito do desempenho dos seus funcionários. Certo? Certíssimo! Mas e se esses colaboradores ao invés de se dedicarem por 8hs diárias a sua empresa, como foi combinado no contrato de trabalho, por exemplo, produzirem por apenas 6hs? Quem irá suprir a demanda dessas outras 2hs?

Quando não existe controle do ponto dos funcionários, identificar um problema como esse é muito difícil, podendo gerar alguns prejuízos para a saúde financeira do seu negócio.

Sem o ponto eletrônico, se o gestor não acompanha de perto a equipe, a produtividade de todo o setor pode ficar comprometida, gerando descontentamento nos demais funcionários e deixando o Recursos Humanos sem mecanismos para comprovar  e descontar as horas devidas do funcionário negligente que não está cumprindo o seu horário.

Além disso, quando um funcionário é improdutivo, a qualidade do serviço que a sua empresa oferece também sofre, podendo levar você a perder clientes por insatisfação.

Por outro lado, com o ponto eletrônico, fica muito mais fácil medir o rendimento dos funcionários, detectar possíveis falhas e identificar períodos ociosos.

Otimização da rotina e visão clara do seu negócio

otimização da rotina com ponto eletronico

O controle confiável proporcionado pelo uso do ponto eletrônico, permite ao gestor organizar toda a rotina de trabalho do seu quadro de colaboradores, ajudando a planejar estrategicamente a distribuição do fluxo de trabalho e dando aos setores, assim, a oportunidade de administrar o tempo de acordo com a realidade, sem gerar desgaste da equipe.

Dessa forma, não somente o controle de horas extras será feito de maneira adequada, como também todo o processo produtivo poderá ser visto a partir de uma visão mais ampla, mostrando, entre outras coisas, se o valor cobrado por um produto ou serviço é compatível com o tempo que cada funcionário leva para vendê-lo ou desenvolvê-lo, por exemplo.

Gestão de excelência

Os processos trabalhistas estão na lista dos que mais tramitam no sistema judiciário brasileiro e embora muitas vezes sejam motivados por má fé, o descuido da empresa em relação a questões de gestão acaba sendo um combustível a mais para isso. Afinal, um controle de ponto efetivo seria decisivo nessas casos e evitaria o problema.

Outra questão tão importante quanto é a excelência quanto a gestão do seu negócio de forma mais abrangente.

Não esqueça que em um mercado cada vez mais competitivo, apresentar práticas responsáveis e mostrar que a sua empresa está atenta às novas tecnologias, em busca de melhoria contínua e preocupada com o direito dos seus colaboradores não é mais um diferencial, e sim um pré-requisito para se manter viva e conquistar um bom posicionamento.

 

Agora que você já sabe como um ponto eletrônico irá reduzir os custos do seu negócio, com certeza chegou a conclusão que precisa implantar um  na sua empresa. Não é mesmo? Isso é muito fácil, basta falar conosco e nós encontraremos a melhor solução de controle de ponto para você!

 

 


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico