Otimize tempo com Relógio de Ponto

relógio de ponto com biometria

21/01/2019

Administrar a jornada de trabalho dos colaboradores de forma eficiente exige muita atenção da equipe de RH, seja em grandes, médias ou pequenas empresas. Por isso o Relógio de Ponto pode se tornar um valioso aliado às equipes de gestão, otimizando os processos internos e tornando o controle de ponto muito mais transparente e seguro. Entenda como a utilização de Relógios de Ponto pode ajudar sua empresa a crescer. 

Dentre as vantagens de optar pela utilização de Relógios de Ponto para gerir as jornadas de trabalho, está o ganho significativo de tempo no tratamento das informações, já que o preenchimento dos relatórios é feito pelo próprio equipamento. O Relógio de Ponto pode ser um importante facilitador para o seu trabalho, seja por evitar erros, rasuras e inconsistências, bem como por agilizar a organização dos dados para o fechamento da folha de pagamento. Controlar atrasos, manter a equipe produtiva e acompanhar as horas extras pode ser muito mais simples com auxílio dessa equipamento. 

Hoje em dia, existem diferentes tipos de Relógio de Ponto à venda no mercado. Antes de investir nessa tecnologia, bem como para compreender de que forma ela pode otimizar os processos na sua empresa, é importante conhecer como cada Relógio de Ponto funciona, avaliando qual atende melhor às suas necessidades sem sair do seu orçamento. 

Como funciona Relógio de Ponto?

São dois os tipos de Relógio de Ponto mais utilizados nas empresas: Relógio de Ponto Cartográfico e Relógio de Ponto Eletrônico

O Relógio de Ponto Cartográfico tem o funcionamento mais simples e é uma das opções que exige menor investimento. Esse tipo de equipamento registra as informações da jornada de trabalho dos colaboradores no chamado “cartão ponto”. O funcionário insere o cartão na máquina e data, hora e turno são preenchidos automaticamente. 

Ao final do mês, o cartão ponto de cada funcionário fica todo preenchido com suas respectivas entradas e saídas naquele período. O mesmo cartão é utilizado para o fechamento manual dos cálculos de horas realizadas. A principal vantagem desse mecanismo é evitar possíveis erros, rasuras ou incoerências no registro das jornadas de trabalho dos colaboradores. 

Já o Relógio de Ponto Eletrônico tem um funcionamento mais complexo, pois ele contabiliza as jornadas de trabalho de cada funcionário por biometria. É um sistema que envolve o cadastro biométrico de cada funcionário da empresa, os registros diários e a comunicação com o software de gestão do ponto eletrônico. 

Como o software de tratamento das informações do Ponto Eletrônico por ser integrado com qualquer sistema de folha de pagamento, ao final do mês você já tem todos os cálculos referentes às jornadas de trabalho organizados automaticamente. Ao adquirir esse tipo de equipamento, você receberá um treinamento adequado, assim como configuração desse sistema para atender às suas necessidades.

Qual Relógio de Ponto comprar? 

Depois de conhecer os tipos de Relógio de Ponto já é possível analisar qual atende melhor às necessidades da sua empresa. 

Se você atende à equipe de uma pequena empresa e não tem tanto capital para investir nesse tipo de equipamento, o Relógio de Ponto Cartográfico pode ser uma ótima opção. Pois além de evitar os erros de um livro ponto, por exemplo, pode facilitar a organização dos cálculos da folha de pagamento no final do mês e o registro das atividades dos colaboradores como um todo. 

Mas se você procura por agilidade e pode investir mais em seu sistema de Recursos Humanos, aposte em um Relógio de Ponto Eletrônico. Além de ser o mais indicado em equipes maiores, a principal vantagem desse equipamento é realizar a organização dos dados e cálculos de pagamento automaticamente. A segurança e transparência desse sistema também garantem um método de controle que pode motivar muito mais seus funcionários. 

Quer saber onde comprar um Relógio de Ponto? Acesse nosso site  e confira as melhores opções para sua empresa.


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico