O 13º Salário está chegando

09/11/2016

Final do ano é época em que Trabalhadores contam com o 13º salario para planejar férias, festas e outros objetivos, enquanto as empresas se organizam para pagar o direito aos trabalhadores de maneira adequada. Mas surgem duvidas e necessidades de organizar-se neste momento, por isto entenda um pouco mais. 

 

Afinal, Em que consiste o décimo terceiro salário?

O décimo terceiro salário, direito garantido pela CF/88(art.7º,VIII), consiste no pagamento ao empregado, de1/12 da remuneração devida no mês de dezembro, por mês de serviço prestado ou fração de 15 dias.

 

Quando deve ser pago o décimo terceiro salário?

Metade do décimo terceiro deve ser paga até novembro, ou por ocasião das férias do empregado, se o empregado o tiver solicitado no mês de janeiro; a segunda metade deve ser paga até 20 de dezembro.

 

As empresas devem se organizar para pagar em dia o decimo terceiro dos colaboradores, e para garantir sua saúde financeira isto deve ser planejado organizadamente.

Para a economia do país o décimo terceiro salário aquece um pouco os mercados. Segundo a revista Exame o pagamento do 13º injeta quase 200 bilhões de reais na economia este ano. 

Quanto aos funcionários, especialistas financeiros indicam que ele seja encarado como uma bonificação, algo extras que possa aplicar, investir em algo realmente que agregue a seu patrimônio. Hoje a maioria das pessoas conta com o 13º para cobrir dividas que já existem. Importante que cada um se organize para não contar com esse dinheiro extra para as despesas, até porque originalmente este salário foi criado para ser um bônus para satisfação pessoal do colaborador, como um presente.

Por outro lado se você realmente tem dividas, organize-se com esse valor para que no ano seguinte possa se dar algum presente. Veja algumas dicas da Revista Exame publicadas para o ano de 2015, mas que continuam válidas para você:

 

1)      Quite suas dívidas

2) Se o benefício for alto, aproveite para abater parcelas de financiamentos

3) Se a dívida for muito alta, negocie antes de queimar o 13º

4) Faça uma reserva para as despesas do início do ano

5) Inicie um investimento… 

6) …ou parta para investimentos mais sofisticados

7) Pague a viagem do final de ano

8) Combine com a família um Natal alternativo (se possível) e gaste menos 

9) Consuma com inteligência 

 

Veja as dicas detalhadas na Exame.com

 


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico