Informações importantes sobre Relógio de Ponto

16/12/2016

Muitas pessoas tem dúvidas sobre o funcionamento de um relógio de ponto, sobre obrigatoriedade, sistema , como funciona.  Pensando nisso resolvemos compartilhar um tutorial bem basico sobre conceitos de Relógio Ponto .

Objetivo e funcionalidade do Relógio Ponto:

O relógio ponto tem o objetivo de registrar a jornada de trabalhos dos funcionários. A cada entrada ou saída da jornada o funcionário registra seu horário no equipamento de Relógio ponto, para sua segurança e para controle da empresa.

 Obrigatoriedade do controle de ponto:

Toda empresa com mais de 10 funcionários deve adotar um sistema de controle de ponto, por norma do Ministério do trabalho e Emprego.   O mais recomendado  e eficaz é que este controle ocorra por meio do Relógio Ponto.

Tipos de Relógio

Basicamente os Relogios de ponto podem estar em 2 categorias:

Relogio Ponto Convencional ou Cartográfico: seguem a mecânica mais tradicional destes equipamentos, registrando o horário do funcionário no próprio cartão de ponto. Este é o sistema mais simples, o relógio não possui nenhum tipo de memória ou integração com o sistema de ponto.  Entenda melhor o funcionamento deste equipamento acessando  https://www.youtube.com/watch?v=KiXIuHNLtCY&feature=youtu.be&list=PLQJk5vv3MAksy4HXczk6CUekravpLEElA

 Relogio Ponto Eletrônico : Este modelo também chamado de REP (Registrador Eletrônico de Ponto) é um meio informatizado de registro de ponto. O relógio eletrônico tem como principal diferencial, a memória e possibilidade de integração direta com o folha de pagamento, permitindo a geração de relatórios  automáticas e facilitando a operação da empresa no final de cada mês. Além disso, destacamos a possibilidade de identificação do funcionário por biometria (impressão digital), que garante maior segurança no registro, pois um funcionário não pode registrar pelo o outro, e elimina a necessidade de crachás.  Entenda melhor o funcionamento destes modelos acessando  https://www.youtube.com/watch?v=7t1lRP5uoOw&index=1&list=PLQJk5vv3MAkuRjpylkfR4R9IABtjXRhSP        

 

Você já conhece a Portaria 1.510 do MTE?

 Desde agosto de 2009 o Ministério do Trabalho e Emprego estabeleceu uma nova Portaria, que regulamenta e estabelece novos padrões para o Relógio Ponto Eletrônico. A partir disso, todos os relógios devem obedecer algumas características, principalmente as listadas abaixo:

- O registro eletrônico de ponto deve ter uma memória permanente e inviolável

- Deve emitir um ticket (comprovante) a cada marcação de ponto do funcionário

- O relógio ponto eletrônico deve ter apenas a função de registrar a jornada de trabalho do funcionário, não sendo permitido  agregar outras funcionalidades ao equipamento (como acionamento de sirenes e outros dispositivos)

- O equipamento não permite nenhum tipo de bloqueio ao registro de ponto do funcionário

- Deve possui uma saída USB , denominada Porta Fiscal, que permite que a fiscalização obtenha relatório dos registros

E qual a relação com o INMETRO?

Com o passar do tempo , o Ministério do trabalho estabeleceu uma nova Portaria para que o INMETRO passasse a ceritifcar os relógios de ponto. Sendo assim todos equipamentos precisaram adequar-se a novas regras e obter este selo para comercializacao. Os equipamentos obedecem as regras impostas pela Portaria 1510, possuem uma assinatura digital , ceritifcado do INMETRO, entre outras caracteristicas. Veja nosso equipamento certificado pelo INMETRO http://www.kl-quartz.com.br/relogio-de-ponto/relogio-ponto-control-id-idclass-certificado-pelo-inmetro

 

Software de tratamento de Ponto

 Para o que o Relogio Ponto Eletrônico atenda  suas necessidades e tenha melhor aproveitamento de suas funcionalidade, é necessário estar integrado a um sistema de tratamento de Ponto. O software de tratamento de ponto importa os dados registrados pelo Relogio Ponto, nele são cadastrados todos  os funcionários, com suas devidas informações,c cargos, PIS e horários.

A partir dessas informações o software permite acompanhar os horários do colaborador, cálculo de horas extras,  folgas, banco de horas, acional noturno , descanso e todas informações necessárias ao ponto. Caso o funcionário esqueça de registrar o ponto ou não o realize por algum outro motivo, a empresa pode inserir manualmente no sistema, desde que com a devida  justificativa, que será assinada pelo colaborador no final do mês.

A empresa ainda pode ter um terceiro software de Folha de Pagamento, que calcula os valores e complementa os dados fornecidos pelo ponto.

 

Se você tem mais dúvidas sobre o Relógio ponto e suas características entre em contato com a KL Quartz pelo email kl@kl-quartz.com.br ou pelo telefone 51 3358.9494 A  KL Quartz tem 30 anos de tradição neste segmento e com certeza pode lhe esclarecer e apresentar a solução mais adequada.


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico