Gestão de RH: boas práticas para ter sucesso com sua equipe

funcionária motivada com o trabalho

28/08/2019

Se você é um profissional da área de recursos humanos (RH), sabe como são inúmeros os desafios de atuar no atual mercado de trabalho. Cuidar da admissão de novos colaboradores, bem estar das equipes, monitorar a avaliação de desempenho, estruturar cargos e salários, dentre tantas outras atribuições fazem da área de rh um dos pilares responsáveis por promover o desenvolvimento das empresas. 

Se você quer entender um pouco mais do porquê a gestão de pessoas é tão importante para as empresas, acompanhe este artigo até o final e, ainda, confira dicas de como você pode melhorar o desempenho da sua equipe. 

Por que gestão de pessoas é importante?

Encontrar a melhor forma de gerir o capital humano em diferentes atividades, dentro de uma única organização, é um dos maiores desafios dos gestores e, ao mesmo, um dos principais determinantes do sucesso de uma equipe. Por isso, hoje, com o avanço nos métodos de gestão de recursos humanos e as atuais necessidades do mercado, é possível compreender o quão importante é investir na gestão de pessoas no ambiente empresarial. 

O que é gestão de pessoas? 

Gestão de Pessoas é um termo que abrange todo o conjunto de estratégias empregadas com o intuito de administrar o capital humano em uma organização, seja no que diz respeito a seleção ou aprimoramento de pessoas em suas respectivas funções. Dessa forma, a gestão de pessoas é uma das principais atribuições do profissional de recursos humanos

Por isso esse é um desafio que cada vez mais as empresas têm se preocupado. Como avaliar as necessidades do capital humano de uma organização? Como implementar planos de carreira que motivam o crescimento de colaboradores dentro de suas áreas de atuação? Como aproximar o gestor de rh da rotina das equipes, podendo, de fato, efetuar uma gestão de pessoas eficiente?

Como fazer gestão de pessoas?

equipe de trabalho unida

Boas práticas para aprimorar o desempenho da sua gestão de RH 

Essa é, sem dúvida, umas das principais dúvidas de quem tem investido em recursos humanos dentro de uma empresa. Afinal, lidar com pessoas diferentes, com habilidades e personalidades diferentes, em um único ambiente exige técnica e um trabalho constante dos profissionais de recursos humanos, no intuito de gerar sinergia em uma equipe. Para te ajudar a entender o que é preciso para ter sucesso em suas práticas de gestão de pessoas, separamos 5 boas práticas imprescindíveis para você ter sucesso na gestão de RH. 

  • Invista em Motivação e comemore as conquistas

Esse é um dos recursos mais importantes da gestão de pessoas. Isso porque a motivação funciona como um combustível para o desempenho das equipes. Funcionários motivados tendem a ser mais engajados e proativos, além de transmitirem esse estado motivacional a outros colaboradores. 

E como motivá-los? Aposte na cultura de feedbacks, estabeleça metas e comemore quando forem atingidas. Cada conquista ou meta batida é um motivo para ir mais longe e por isso, deve ser comemorado. Mostre a cada pessoa o quanto o esforço de cada um é importante para os resultados de todo o grupo.

  • Conheça sua equipe e esteja presente

Outro fator que é extremamente importante para fundamentar qualquer ação de gestão de recursos humano é conhecer bem a equipe e sempre estar presente. Essa iniciativa, além de estreitar os laços entre o gestor e os demais colaboradores, pode aumentar a confiança que depositam no seu trabalho bem como munir de mais ferramentas para melhorar o desempenho da equipe. Por isso, não hesite em ser acessível, ouvir atentamente as críticas e conhecer o ofício de cada um. 

  • Aposte em capacitação e aprimoramento

Tendo funcionários motivados e conhecendo bem a equipe que você trabalha, investir em capacitação é o próximo passo essencial para que você possa levar o desempenho dos colaboradores ainda mais longe. Atente para as principais necessidades do grupo, as maiores dificuldades e facilidades,procurando a melhor maneira de saná-las. Conhecendo sua equipe, existem ações simples de capacitação e aprimoramento que você pode fazer para potencializar as habilidade da sua equipe e aprimorar ainda mais o desempenho do grupo. 

  • Estimule a comunicação e o trabalho em equipe

Falha na comunicação é um dos aspectos que mais pode prejudicar o bom desempenho de uma equipe. E o pior disso é que se trata de um problema que, normalmente, pode ser solucionado com ações simples! 

Crie canais que estimulem o fluxo de comunicação entre os colaboradores, promova reuniões com determinada frequência, torne os feedbacks parte da rotina e invista em ações que trabalham o relacionamento de cada pessoa na equipe de trabalho. Mostrar como o trabalho em conjunto pode levar o sucesso de todos é uma das melhores formas de criar um ambiente favorável a sua gestão!

  • Confie e saiba delegar! 

Por fim, é importante confiar na sua equipe! Conheça as atribuições e o que cada profissional pode fazer, invista em sua capacitação mas, acima de tudo, confie nas pessoas. A confiança pode levar colaboradores a agir muito mais proativamente e fazer com que inúmeras habilidades e talentos apareçam espontaneamente. 

Da mesma forma, saiba delegar! Quando a comunicação é clara, os objetivos são alinhados e não há necessidade de centralizar as ações em você. Delegar funções, distribuir responsabilidades pode aumentar o nível de engajamento de muitos colaboradores e ainda tornar o ambiente de trabalho muito mais colaborativo. 

Podendo atuar em diferentes níveis de uma organização, a gestão de pessoas é fundamental, em qualquer contexto organizacional.  Isso porque, como você pode ver, investir na gestão do capital humano de uma empresa é um das melhores formas de garantir um desenvolvimento empresarial saudável. 

Conheça mais formas de otimizar o trabalho da sua gestão de RH com a KL Quartz.


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico