Gestão de horas extras: como o relógio ponto auxilia a empresa

duas mulheres em frente ao computador olhando para tela

04/10/2018

O Brasil é campeão em processos trabalhistas. Muitos deles motivados por horas não computadas, intervalos irregulares e horas extras. A legislação que versa a respeito do controle de ponto é rigorosa, determina que toda empresa com mais de 10 empregados deve ter alguma forma de controle de ponto. O registro pode ser manual, mecânico ou digital.
Independente da opção que sua empresa escolha para registrar o ponto dos empregados, fazê-lo é, além da obrigação legal, uma garantia para empregador e empregado.

Como funcionam as horas extras

A legislação trabalhista soma-se aos acordos sindicais de cada categoria e aos acordos e convenções coletivas firmados para esse fim. As horas extras podem ser pagas ao empregado ao final do período trabalhado (geralmente o mês) ou podem ser acumuladas em formato de banco de horas para serem gozadas posteriormente, de acordo com o estabelecido legalmente e internamente, quando necessário. A empresa também tem autonomia para definir as regras para a realização de horas extras, conforme sua necessidade.

Como o relógio de ponto pode ajudar

Toda empresa está sempre em busca de ferramentas que otimizem seus processos e diminuam custos. Nesse sentido, o relógio de ponto é um grande facilitador. Para empresas de todos os tamanhos, o relógio de ponto dispensa que um ou mais empregados dediquem-se exclusivamente para a conferência e cálculo das horas trabalhadas pelo funcionários, liberando-os para outras atividades.
Contar com relógio de ponto digital  é a opção mais segura  e prática para a sua empresa, pois ele registra todas as marcações de entrada, saída e intervalos dos funcionários. O Software de Tratamento de Ponto complementa essa tarefa, registrando todas as marcações e calculando automaticamente as horas extras. O sistema também pode ser integrado à folha de pagamento para realizar o cálculo do pró-labore dos empregados.

Deixar que o relógio de ponto e software realizem esses cálculos aumenta a produtividade do setor de RH, Gestão de Pessoas ou Departamento Pessoal, além de diminuir (ou até extinguir) a possibilidade de erro ou fraude. Os custos também são menores se comparados ao custo de manter um funcionário dedicado a essa função.
Quer contar com os melhores serviços de controle de ponto na sua empresa? Entre em contato com a KL Quartz agora mesmo e conheça todas as nossas soluções.

 


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico