Funcionários externos: como controlar o ponto e a produtividade?

Funcionários externos como controlar o ponto e a produtividade

20/06/2018

Se a sua empresa tem funcionários externos ou prestadores de serviço home office, certamente você já se perguntou se eles realmente estão cumprindo a jornada de trabalho acordada. Uma preocupação legítima e necessária, uma vez que, a falta de fiscalização pode comprometer a produtividade do colaborador e os resultados do seu negócio.

Além disso, o trabalho externo não afasta o direito do  funcionário receber horas extras, mas sem o controle de ponto, tanto o empregado quanto o empregador, ficam sem ter como comprovar o direito ou não ao benefício, abrindo brecha para tensões e processos trabalhistas.

É claro que não é do interesse do funcionário ir todos os dias até a empresa  unicamente para bater o ponto e tampouco da empresa pagar vale transporte somente para isso. Então, qual seria a solução?

Cada negócio tem seus próprios métodos, de acordo com o modelo de gestão. No entanto, de modo geral, algumas alternativas podem ajudar a resolver esse impasse.

 

Utilize aplicativos para controle de ponto

aplicativos para controle de ponto

Uma das melhores opções para controlar o ponto remotamente são os aplicativos. Uma das últimas tecnologias do mercado que permite ao gestor acompanhar os horários de entrada, intervalo e saída dos funcionários de maneira eficiente.

Para os colaboradores a ferramenta também é bastante útil e fácil de acessar, bastando apenas se conectar ao aplicativo para registrar a sua carga horária e acompanhar suas horas trabalhadas, extras, atrasos e faltas.

Além destas vantagens de controle, alguns aplicativos, como o oferecido pela KL Quartz, por exemplo, possui geolocalização,  que permite saber o local exato em que o ponto foi registrado, garantindo que o colaborador esteja mesmo em seu local de trabalho.  

Mas é importante esclarecer que o  Aplicativo em si não é válido para efeitos legais e deve sempre ser acompanhado das “Papeletas” ou Cartão ponto de Papel, devidamente preenchidos para a fiscalização. Na verdade,a finalidade do aplicativo é otimizar o tempo da empresa e facilitar o controle de ambos os lados quanto às horas trabalhadas.  Agilizando também, o fechamento dos dados exigidos pelo E-Social.

Gerencie as tarefas e estabeleça metas

Trabalhar com um gerenciador de tarefas onde os colaboradores precisam registrar o andamento das suas tarefas diárias, mais do que controlar o ponto, pode ser um ótimo método de garantir a produtividade dos trabalhadores externos, independente da função.

Se implementar um software não é viável para a empresa, determinar prazos para o cumprimento de um determinado número de tarefas e estabelecer metas por período também poderá ajudar o gestor, a controlar o trabalho da equipe, e os funcionários, a otimizarem o seu tempo de acordo com as prioridades.

Se faça presente, mesmo que virtualmente

Se faça presente mesmo que virtualmente

Independente do ramo de negócio, todo gestor sabe que realizar reuniões periódicas para alinhar processos e garantir que o trabalho de toda equipe está fluindo de acordo com a política e expectativas da empresa é essencial. Afinal, um barco sem direcionamento fica a deriva e pode jamais chegar ao seu destino.

Por isso, é essencial que a empresa se faça presente em todos os setores, mesmo que virtualmente. E ferramentas para isso, como Skype e Hangouts, não faltam. Basta saber aproveitá-las.

 

Gostou das nossas sugestões? Se você quer implementar uma maneira eficiente de gerir o ponto dos seus funcionários externos e assegurar uma relação de trabalho justa para ambas as partes, fale conosco! A KL Quartz tem as melhores tecnologias para controle de ponto e pode ajudar você com soluções modernas como o Aplicativo do Software de Tratamento de Ponto.

 

 


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