Cultura e clima organizacional: como aumentar o desempenho dos seus negócios?

Cultura e clima organizacional como aumentar o desempenho dos seus negócios

23/05/2018

É importante ficar atento ao comportamento do funcionário e perceber se o mesmo está feliz com a empresa

 

Se você é empresário deve se fazer a seguinte pergunta: “O que faz com que as pessoas queiram trabalhar na minha empresa?”.

Em resposta a esse questionamento podemos listar alguns pontos como, por exemplo, um salário bom, benefícios vantajosos, fácil localização, etc. Apesar de todos esses motivos serem bastante avaliados na hora da escolha de um emprego, nenhum deles é capaz o suficiente para ‘segurar’ o funcionário na empresa.

A cultura e o clima organizacional é o que faz o papel principal dentro de um ambiente corporativo. Apesar de pouco implementada, é somente ela que impacta o desempenho dos seus negócios e pode levar à sua empresa tanto à ruína como ao sucesso.

 

Como a cultura e o clima organizacional funcionam dentro da minha empresa?

Como a cultura e o clima organizacional funcionam dentro da minha empresa

Enquanto nos preparamos para uma entrevista é muito comum buscarmos saber mais sobre a empresa, para que possamos chegar preparados. É nesse momento que lemos o tradicional quadro de “missão, visão e valores”, que todas as empresas fazem questão de deixar em evidência.

Apesar de bonitos e estimulantes, os textos que revelam a missão, a visão e os valores principais de uma empresa, muitas vezes não são praticados no dia a dia, o que pode levar os funcionários a certa frustração ou fazer com que eles venham até mesmo se desligar da organização e procurar por algo melhor e que atenda às suas expectativas profissionais.

 

O que pode fazer a minha empresa decair?

A cultura organizacional está ligada ao propósito principal da empresa, seus valores e até mesmo suas crenças. Já o clima está atrelado aos funcionários e seus sentimentos com relação ao seu ambiente de trabalho. Desse modo, é necessário ficar atento a cada colaborador e em como ele está se saindo no ambiente de trabalho.

Veja alguns motivos que podem identificar problemas na sua empresa e leva-la a decadência:

 

Falta de comprometimento

Falta de comprometimento em empresas

Não tem coisa mais desgastante do que trabalhar em um local que possui falta de comprometimento para com seus funcionários. Salários e benefícios atrasados, trabalhar com algo que não foi proposto no dia da entrevista e falta de reconhecimento podem fazer com que os funcionários de desliguem da empresa. Em casos mais sérios, a empresa pode até mesmo enfrentar processos trabalhistas.

 

Falta de liderança e trabalho em equipe

Se no dia da entrevista a empresa vender sua imagem como sendo uma organização que trabalha por meio da liderança e do trabalho em equipe, a falta dessas duas características pode desmotivar, e muito, o profissional que nela trabalha.

Em uma empresa, é comum que os funcionários tenham “sede” de crescimento profissional e esperem uma boa relação com a equipe e até mesmo com os chefes, que devem sempre reforçar a importância do respeito mútuo e ajuda profissional dentro do ambiente de trabalho e também se demonstrarem abertos e humanos para ouvir sugestões dos colaboradores, reclamações e até mesmo ideias para crescimento da empresa. Nesse caso, os chefes passam a serem líderes e seus funcionários ganharão gosto no trabalho e na rotina do dia a dia.

 

Falta de produtividade e desmotivação

As situações cotidianas podem levar alguns funcionários ao desgaste e, consequentemente, ao baixo desempenho no trabalho e a desmotivação. Esses picos de sentimentos são muito comuns entre colaboradores e empresas, porém não podem se tornar constantes.

O ideal é que a empresa se atente ao trabalho de cada funcionário e saiba perceber quando ele estiver desmotivado, tentando ajudá-lo o máximo que puder, para que essa falta de produtividade e desmotivação não vire um problema e afete toda a sua empresa.

 

Ambiente ruim

Fazer o que amamos e ter um salário bom caindo em nossa conta todos os meses é realmente muito gratificante, porém, se as pessoas ou o ambiente de trabalho forem pesados e negativos é bem provável que o funcionário não aguente ficar na empresa por muito tempo.

Algumas situações constrangedoras, como falta de profissionalismo entre colegas de trabalho, fofocas desnecessárias, assédios morais e sexuais, entre outras, podem se tornar um fardo para qualquer colaborador que procura trabalhar em um local sério e que lhe ofereça crescimento profissional.

 

Como melhorar a saúde da minha empresa?

Como melhorar a saúde da minha empresa

Faça pesquisas de satisfação dos seus funcionários e melhore a qualidade da sua empresa.

Se você, empresário e líder, perceber alguma dessas situações em sua empresa ou na empresa para a qual trabalha, aplique algumas táticas que ajudam a resolver o problema.

Vale avaliar e conversar com cada colaborador individualmente, para identificar possíveis problemas de comportamento e entender como cada um se sente dentro do local de trabalho, aplicar pesquisas de clima organizacional, oferecer crescimento profissional, promoções, premiações como melhor funcionário, investimentos e treinamentos e, acima de tudo, liderança e respeito com a equipe.

Se essas medidas forem criadas e implementadas a tempo, seus negócios podem dar um belo salto rumo ao sucesso.

 

Acompanhe a KL Quartz nas redes sociais e no nosso blog. Toda semana tem post novo com soluções e dicas para sua empresa.

Confira agora:


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico