Conheça três tipos de controle de ponto e escolha a melhor opção para sua empresa!

Conheça três tipos de controle de ponto e escolha a melhor opção para sua empresa

20/06/2018

Conheça os tipos de controle de pontos que vão se adequar melhor em sua empresa

 

A legislação determina que se você tiver uma empresa e tiver contratado mais de 10 funcionários, obrigatoriamente terá que instalar algum método ou sistema de controle de ponto, para registrar os horários de entrada e saída de cada um, bem como suas informações pessoais.  

É exatamente nesse momento que várias empresas, e também seus colaboradores, ficam se perguntando como é que funciona o sistema de controle de ponto e qual é o melhor método para se usar dentro de cada empresa.

Conheça alguns tipos de controle de ponto, suas vantagens e desvantagens e também aprenda como aplicar esse método moderno e inovador dentro da sua empresa.

 

Livro Ponto

Conheça os tipos de controle de pontos que vão se adequar melhor em sua empresa

O livro ponto ainda é muito utilizado em empresas com poucos funcionários

Esse é um dos primeiros formatos para controle de ponto dentro de uma empresa. O livro ponto, como é popularmente conhecido, é um caderno, ou folha mensal, que contém um calendário, com todos os dias do mês e também algumas informações de cada funcionário, como nome, departamento, número de identificação, etc.

No livro ponto, cada colaborador precisa registrar por escrito o horário que chega na empresa, que sai e retorna do almoço e também o horário que vai embora. Em alguns casos, é necessário que o colaborador também registre faltas e atrasos, que podem ser justificados ou não. Desse modo, cabe ao chefe a decisão de abonar essa falta ou atraso, dependendo do motivo, do contrário, o funcionário poderá ter o dia ou os minutos / horas descontados de sua folha de pagamento. Ao final do mês, o colaborador e a empresa devem registrar assinatura para demonstrar ciência.

É importante ficar atento!

Apesar de ser mais barato para as empresas, que irão disponibilizar apenas um caderno ou algumas folhas para impressão para fazer o controle de ponto, a grande desvantagem desse formato é que o funcionário pode preencher o horário errado no livro, isso para não registrar atrasos ou saídas antecipadas, por exemplo. Nesse caso, se a empresa não tiver um supervisor para ficar atento aos horários realizados por cada funcionário, o livro ponto acaba tornando-se inútil e facilmente questionável perante a justiça do trabalho.

 

Relógio Ponto Cartográfico

 Relógio Ponto Cartográfico

O cartão ponto possui todos os dias do mês, sendo quinze de um lado e quinze do outro

Um pouco mais moderno que o livro ponto, o relógio ponto cartográfico ainda é um método bastante usado por algumas empresas tradicionais.

Ele funciona da seguinte forma: quando o funcionário chega na empresa, ele insere um cartão ponto de papelão no aparelho de controle. Ali ele terá seu horário registrado, evitando o que no livro ponto acontece frequentemente, o preenchimento errado dos horários.

O cartão ponto possui todos os dias do mês, sendo quinze de um lado e quinze do outro. Nele, o funcionário preencherá os horários de entrada, saída e também do almoço, deixando em branco os finais de semana, caso não trabalhe, e também os feriados e alguns casos de emendas.

Desvantagens do ponto cartográfico

Apesar de ser um sistema mais moderno que o anterior, vale ressaltar que ele ainda não é o mais seguro e indicado, pois com ele os funcionários podem registrar os pontos uns pelos outros e sendo dessa forma, os horários verdadeiros podem ser alterados. Além de tudo, o fechamento do ponto cartográfico é manual e não tem nenhum software de apoio, então não é um método 100% para registro de controle de ponto.

 

Relógio Ponto Eletrônico

 Relógio Ponto Eletrônico

O relógio ponto eletrônico é o método mais fácil, seguro e moderno para sua empresa

O relógio ponto eletrônico é o mais moderno e vantajoso método para registro de pontos. Ele é instalado na empresa e quando o funcionário registra eletronicamente o seu ponto, o relógio armazena os horários em um software, onde fica guardado até o dia da emissão de relatórios e cálculos automáticos de horas no final de cada mês.

Para deixar tudo ainda mais moderno, outra vantagem desse modelo de relógio ponto é a identificação por biometria. Com ela, somente o próprio funcionário consegue registrar seu ponto, pois ele precisa colocar a sua digital no leitor de biometria. Esse sistema evita fraudes de horários e o registro de ponto feito uns pelos outros.

Ao registrar o ponto, é emitido um comprovante aos funcionários, que poderá ter um controle maior sobre os horários que faz para a empresa.

Uma das vantagens desse método de registro de ponto é que os relógios vem com uma saída USB, conhecida como FISCAL, que permite o acesso a todo o histórico de dados armazenados durante o mês, tornando-se essencial para o controle da própria empresa.

 

Um pouco burocrático, porém mais seguro

A geração mais moderna dos relógios pontos são os Registradores Eletrônicos de Ponto Homologados pelo Ministério do Trabalho. Eles são utilizados por todas as empresas regidas pelas normas CLT, pois, a partir de 10 funcionários, ela exige que o ponto, quando eletrônico, seja registrado neste tipo de equipamento.

Além de serem homologados pelo M.T.E, esses registradores de pontos são certificados pelo INMETRO, que confere uma assinatura digital para cada comprovante e, consequentemente, oferece maior confiança para a empresa.

Por fim, vale ressaltar que o ponto eletrônico é integrado com o sistema de folha de pagamento, facilitando o cálculo dos valores e a adequação da empresa ao E-Social.

  

Controle para sua empresa!

Estes são três tipos de controles de ponto existentes e a melhor escolha será aquela que se adequar melhor ao funcionamento de sua empresa e à rotina de seus colaboradores, atendendo todas as suas necessidades e regendo um controle muito maior e mais detalhado no final do mês.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre os tipos de controle de ponto, nós podemos te ajudar! Entre em Contato com um de nossos consultores através do telefone (51) 3358.9494, ou pelo e mail: comercial@kl-quartz.com.br.

 


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico