Conheça os 4 tipos de Comunicação de seu Relógio Ponto

relógio ponto digital com coneção wifi

09/05/2019

O relógio ponto eletrônico é um equipamento que funciona em parceria com o Sistema de Ponto, que pode ser instalado em qualquer computador compatível. Com base nas informações obtidas pelos registros feitos no relógio ponto, o sistema ou software de tratamento de ponto permitirá a gestão destes dados, emissão de relatórios e todos os cálculos que envolvem as jornadas de trabalho do funcionário.

Até aí, a maioria das pessoas entende sobre o funcionamento do sistema de ponto, mas quando falamos no formato de comunicação entre o equipamento e o software, surgem algumas dúvidas, por isso vamos esclarecer algumas delas aqui.

O relógio ponto possui alguns formatos de comunicação nativos e outros que podem ser adaptados para seu envio e recebimento de informações. Veja abaixo os 4 tipos de comunicação presentes no Relógio Ponto Eletrônico:

Via cabo de rede/comunicação TCP-IP

É uma porta de comunicação nativa do equipamento. Através dela, o relógio ponto pode ser ligado via cabo de rede à sua rede local. Desta forma, qualquer outro computador da rede pode ter acesso ao relógio ponto para envio e recebimento dos dados. Também é possível enviar o cadastro de funcionários, de empresas e baixar todos os registros realizado no equipamento. Uma forma de comunicação bastante simples e eficaz para as empresas que estão conectadas na mesma rede ou local do equipamento de ponto. Este formato de comunicação é a opção mais utilizada pelas empresas.

relógio ponto digiital com conexão a cabo

Pen Drive/USB

A maioria dos equipamentos de relógio ponto eletrônico, todos os vendidos pela KL Quartz, possui 2 portas USB nativas. Uma das portas é necessária para acesso fiscal e a segunda porta como opção de comunicação ao empregador. Através desta porta USB, a empresa pode obter todos os registros de ponto do equipamento utilizando um pen drive. Em seguida, basta conectá-lo ao computador em que esteja instalado seu software de tratamento de ponto para importar os dados. É a solução mais simples, pois independe de infraestrutura externa, porém envolve a logística de ir até o equipamento para acessar os dados. O envio de informações no sentido inverso - do software de ponto para o equipamento - depende das versões de seu relógio ponto. Verifique com o fabricante do equipamento que você utiliza quais são as possibilidades.

relógio ponto digiital com conexão via usb

Modem wi-fi/sem fio

É possível conectar ao ser relógio ponto um modem wi-fi , que permite acessar ele de qualquer outro computador conectado na mesma rede wi-fi do equipamento. Uma solução mais inovadora e eficiente, pois evita longos cabeamentos e torna mais prática a comunicação entre o relógio ponto e seu sistema. Essa solução é opcional e pode ser solicitado ao consultor para implantar em seu relógio ponto.

relógio ponto digiital com conexão via nano cabo

Gateway KL/a distância

O Gateway KL é um produto vendido com exclusividade pela KL Quartz, que soluciona as rotinas de empresas que trabalham a distância, como prestadores de serviços , construtoras, entre outros. O Gateway é um terminal de comunicação que fica conectado pelo cabo de rede ao relógio ponto e, através de um chip 4G, permite a conexão ao equipamento de qualquer local com internet. Uma forma de comunicação mais moderna, solução imprescindível para empresas com muitas unidades de trabalho que precisam da informação online e rápida, mesmo a distância.

relógio ponto digiital com conexão via gateway

Ficou com alguma dúvida? A comunicação de seu relógio ponto requer bastante atenção e pode solucionar muitas de suas dificuldades. Importante entender suas necessidades antes de buscar o seu relógio de ponto, para escolher a solução que melhor lhe atenda.

Fale com nossos consultores, conheça nossos relógios ponto e as opções de comunicação que temos a oferecer.


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico