Como acompanhar o ponto dos funcionários?

relógio marcando tempo

11/09/2018

O registro de ponto é obrigatório para todos os funcionários de empresas com pelo menos 10 colaboradores, segundo o Art. 74 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Para realizar esse registro, são permitidos os registros de ponto manual, cartográfico ou eletrônico.

O controle de ponto serve para que a empresa saiba quanto deve pagar ao funcionário no final do período e também para que o trabalhador tenha controle sobre suas horas trabalhadas. Quanto mais tecnológico o método de registro de ponto, mais preciso ele é e menores são os riscos de erro e fraude no registro.

Imagine, por exemplo, uma empresa com 2.000 funcionários realizando o registro de ponto manual. Pense quantas pessoas e por quanto tempo seria necessário fazer as conferências e os cálculos na hora do fechamento da folha de pagamento. Além de todo o tempo envolvido, ainda é possível que os registros sejam feitos de forma incorreta, como um funcionário que chegou em um horário, mas registrou outro ou até uma pessoa fazer o apontamento no lugar de outrem.

Por isso, o relógio de ponto eletrônico é a melhor solução. Ele funciona por identificação biométrica, crachá de proximidade, crachá código de barras ou digitação de senha em seu display. Assim, as chances de erro ou fraude caem drasticamente.

Para um relação mais transparente entre empregador e empregado, é possível disponibilizar aos funcionários um acesso para que acompanhem todos os registros e controlem, dessa forma, suas horas trabalhadas. Da mesma forma, é possível que o empregador tenha acesso a todos os registros a qualquer momento, de onde estiver.

Achou interessante? Esse é o Módulo Web, um software de tratamento de ponto que permite acompanhar as marcações, cálculos, solicitar ajustes e esclarecimentos. O acesso pode ser feito de qualquer navegador ou através do aplicativo, com login e senha. As permissões podem ser ajustadas para cada um dos logins, permitindo diferentes níveis de acesso para os usuários.

Além de ajudar sua empresa e seus funcionários no controle do registro de ponto, horas extras e banco de horas, o Módulo Web também é facilita o envio das informações para o eSocial, uma exigência do Ministério do Trabalho que está sendo implantado gradativamente em todas as empresas desde o primeiro semestre deste ano.

Conheça todos os relógios de ponto e demais produtos  e acessórios  oferecidos pela KL Quartz. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar sua empresa.


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico