A História do Relógio de Ponto

19/09/2017

O relógio de ponto é algo objetivo e uma solução  prática, mas por trás da máquina de ponto que todos conhecem hoje existe uma história e uma trajetória de evolução e tecnologia.

O registro do ponto foi um invento para que a empresa pudesse controlar o horário de entrega e saída de seus funcionários, que começou a ser utilizado na metade do século passado, mas de lá pra cá  muitas mudanças ocorreram. O relógio de ponto consistia num simples equipamento que possuía uma abertura, onde a pessoa inseria um cartão de cartolina , chamado de cartão ponto. Sua inserção inicialmente era impulsionada por uma alavanca até a data correspondente e então era impresso o respectivo horário.

Evolução do Relógio de Ponto

Como evolução, o uso da alavanca foi eliminado e a inserção do cartão ponto passou a ser automática. A partir da década de 90 os relógios ponto começaram a ser informatizados e estes foram dominando o mercado. Os registros eram feitos com cartões magnéticos ou de código de barras e as informações passadas via cabo ou cartucho de memória aos computadores, que também estavam se popularizando.

Com as tecnologias , internet e novas formas de comunicação os relógios informatizados evoluíram e passaram a se chamar relógios eletrônicos. A partir de 2009 o mercado de relógio ponto revoluciona-se com a entrada da Portaria 1.510 do Ministério do  trabalho que estabelece novos padrões e regras para o relógio ponto eletrônico.  Nestes cenários temos então novas gerações de relógio de ponto, que oferecem maior segurança, transparência e inovação para empregados e empregadores.

A biometria também concedeu maior recurso aos relógios de ponto, uma vez que eliminou o risco de fraudes para os registros do ponto, uma vez que há a necessidade do registro ser feito pelo próprio colaborador através da leitura de sua digital.

Hoje o registro de ponto ocorre de maneira mais moderna e segura. Os equipamentos de relógio de ponto, associados aos softwares  permitem a empresa ter total controle das horas realizadas por seus colaboradores. A justiça do  trabalho consegue acompanhar melhor todo o processo e os funcionários maior confiança na empresa.

A KL Quartz nesta história do relógio de ponto

A KL Quartz inicia sua trajetória em meados dos anos oitenta, quando os relógios ponto mais tradicionais, com alavancas para acionar seu registro, estavam a todo vapor. O mercado já demonstrava a necessidade de controlar as jornadas de trabalho de maneira mais segura os relógios de ponto cada vez mais populares. A história da KL Quartz começa com inovação, primeiro eliminando a alavanca par os relógios de ponto mecânicos, o processo ficava um pouco mais automatizado, mas os registros continuavam ocorrendo em um cartão ponto.

As soluções de controle de ponto continuaram evoluindo e a fábrica da KL Quartz inovou novamente com o primeiro relógio ponto informatizado em ambiente Windows.  Além da solução de equipamentos, a KL Quartz apresentava um software de tratamento de ponto para atender a demanda de seus clientes.

Os produtos e serviços oferecidos pela KL Quartz no decorrer de sua trajetória acompanharam a história dos relógios de ponto.  Nos anos 2000, com os adventos importados e as tecnologias que estavam sendo agregadas aos relógios de ponto por grandes empresas internacionais, a KL Quartz viu a oportunidade de especializar-se em soluções completas para as empresas sem a necessidade de fabricar os equipamentos comercializados. O mercado ainda sofreu mais alguns ajustes, os produtos voltaram a ser nacionalizados, com recursos e muitas tecnologias vindas de fora, mas a KL Quartz continua a oferecer a solução completa a seus clientes, com equipe especializada para controle de ponto, assistência técnica e produtos de relógio de ponto com fabricação nacional.

A historia do relógio de ponto é curiosa e bastante presente em nossas rotinas, uma vez que o trabalho e as leis trabalhistas são muito valorizadas, principalmente no Brasil. Vemos o mercado em constante desenvolvimento e esperamos acompanhar sempre nos atualizando e inovando.


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico