Relógio de Ponto

Relógio de Ponto

 

O relógio de ponto representa tranquilidade, agilidade e segurança para as empresas. Controlar o ponto é uma forma de obter disciplina entre os colaboradores, garantindo os direitos de empregados e empregadores de forma mais transparente. Antes de escolher o modelo ideal para sua empresa, entenda as recomendações e necessidades de relógio de ponto para cada segmento. Neste cenário de implantação do relógio de ponto, você sabe porque o engajamento de seus funcionários é importante para sua empresa?

Estes são alguns pontos para entender e escolher seu relógio de ponto

É importante entender que o relógio de ponto é um recurso de extrema importância, que visa otimizar, facilitar e tornar mais segura as rotinas das empresas e direitos dos trabalhadores. Você sabia que a utilização do Relógio de Ponto diminuiu significativamente as causas trabalhistas nos últimos anos?

Para ajudar na escolha do relógios de ponto, respondemos algumas dúvidas comuns e importantes.

O que é Relógio de Ponto?

O relógio de ponto é um equipamento que permite registrar início, intervalos e términos das jornadas de trabalho dos colaboradores, visando oferecer mais segurança a empregados e empregadores de forma justa e transparente. Os tipos de relógio de ponto podem ser variados e a forma de controle também, importante que seja adequada as necessidades e realidades de cada empresa.

De forma simples, o equipamento de relógio de ponto é um equipamento eletrônico, que pode funcionar de maneira informatizada ou mecânica, onde o funcionário registra os horários de cumprimento de sua jornada, as chamadas batidas do ponto. Nos equipamentos mecânicos estes horários são impressos em um cartão ponto de maneira simples, já nos relógios de ponto eletrônicos, os horários são armazenados em memória interna e alimentados a um sistema de ponto posteriormente. A forma de registro dos relógios de ponto eletrônicos variam desde senhas digitadas, leitura de crachás de proximidade, código de barras ou , principalmente, por identificação biométrica.

Complementando o relógio de ponto eletrônico existe o software de tratamento de ponto, que vai permitir interpretar e utilizar todas as informações armazenadas no equipamento. A partir do software são gerados os relatórios e cálculos de horas, que representam a principal facilidade do relógio de ponto eletrônico.

Como funciona o Relógio de Ponto?

Ao saber o que é o relógio de ponto, já da pra entender um pouco mais de como ele funciona. Além destes esclarecimentos consulte nosso artigo com 5 dúvidas mais comuns sobre relógio de ponto e entenda melhor.

O Relógio de Ponto Cartográfico tem o funcionamento mais simples, com a inserção do cartão ponto, o equipamento registra o horário na data e turno correspondente a batida. O cartão fica todo preenchido com as entradas e saídas ao longo do mês e ao final do período o colaborador assina este cartão, que é usado para fechamento manual dos cálculos de horas realizadas. Você sabia que pode ver mais detalhes sobre estes modelos em nosso Canal do Youtube?

O funcionamento do Relógio Ponto Eletrônico é um pouco mais complexo, pois envolve um processo desde o cadastro de cada funcionário, da empresa, os registros diários, a comunicação com o software de ponto e sua gestão. As facilidades e vantagens do Relógio de Ponto Eletrônico são muitas, uma vez que automatiza os cálculos no final do mês e permite identificação do colaborador por biometria , consequentemente oferece maior segurança ao registro do ponto. Outra importante vantagem do sistema de ponto eletrônico é que o Software de Tratamento de Ponto pode ser integrado com qualquer sistema de folha de pagamento. Ao adquirir este modelo, você receberá um treinamento adequado, assim como configuração desse sistema para atender as suas necessidades.

Onde Comprar Relógio de Ponto?

Os relógios de ponto podem ser comprados em empresas especializadas, mas importante sempre atentar sobre a credibilidade e qualidade destas empresas. Com a KL Quartz é possível adquirir toda linha de relógio de ponto, sejam modelos cartográficos ou eletrônicos, em todo Brasil e com total segurança e qualidade.

Ao comprar um relógio de ponto, é necessário observar se a empresa vendedora irá lhe oferecer a solução necessária para implantação completa do relógio de ponto. Confira alguns dos aspectos que a KL Quartz oferece no momento de venda de seu relógio de ponto:

Equipamentos multimarcas para atender as necessidades de cada empresa

Software de tratamento de ponto com recursos de relatórios, cálculos, controle de banco de horas e horas extras

Implantação e treinamento completo para que sejam realizadas as configurações necessárias e treinados os responsáveis pela gestão do ponto

Suporte técnico especializado, com equipe de técnicos treinados pelo desenvolvedor do sistema

Assistência técnica total devidamente credenciada pelos fabricantes

Garantia de 12 meses para toda linha de equipamentos

Além disto a tradição no segmento de relógio de ponto, com experiências como fabricante e revendedor, oferecem maior segurança no momento de sua compra. Confira mais sobre a KL Quartz

Qual o melhor relógio de ponto ?

O melhor relógio de ponto é aquele mais completo e que possui os recursos adequados para o que sua empresa necessita. No mercado encontramos diferentes tipos e modelos de relógios de ponto, alguns com mais recursos tecnológicos, outros mais simples, outros ainda com maior credibilidade no mercado, é necessário entender as necessidades e conhecer cada modelo.

Os modelos de relógio ponto cartográfico são mais econômicos e indicados para pequenas empresas ou residências, pois são fluxos baixos de registros e permitem o controle mais manual. Com certeza os melhores modelos são os Relógios de Ponto Eletrônicos, pois eles atendem qualquer tipo de empresa, de qualquer porte.

O relógio de ponto eletrônico é tido como melhor, pois as vantagens em implantar este equipamento e sua empresa são significativas tanto para empregador, como para empregado. Entre os modelos de Relógio de Ponto Eletrônicos, existem marcas e modelos que diferenciam-se por pequenas características e pelo fabricante.

Indicamos hoje como melhor custo benefício de Relógio de ponto Eletrônico, o modelo Control IDCLASS. Clicando pode conferir mais detalhes sobre este produto e entender suas vantagens para atender diferentes necessidades do mercado de relógio de ponto, com clientes de diferentes portes e particularidades.

Importante ressaltar que o relógio de ponto eletrônico deve ainda atender as regras do Ministério do trabalho e ser Certificado pelo INMETRO, então com certeza o melhor relógio de ponto tem que cumprir este quesito.

Existe ainda os modelos que não são homologados pela Portaria 1510 do M.T.E , que atendem aos órgãos públicos que pertencem ao regime estatutário, que é o caso do modelo IDCLASS 373. Entenda um pouco mais sobre esta situação em nosso Artigo sobre os regimes CLT e estatutários.

Então, escolher o melhor relógio de ponto do mercado é na realidade escolher certo a solução completa, fazendo uma boa compra: Relógio de Ponto que atenda suas necessidades + Selo do INMETRO no equipamento + Sistema de ponto adequado a sua empresa + Empresa com credibilidade para oferecer suporte ao seu relógio de ponto = Sucesso na implantação de Relógio de Ponto!

Confira alguns locais aonde você encontra os Relógios de Ponto:

  • Relógio de ponto em Porto Alegre

    Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul e é conhecida por ter um dos pores-do-sol mais lindos. A capital dos gaúchos abriga um pouco mais de 1.480 milhões de pessoas. E a empresa KL Quartz também está presente em atendimento na cidade.

  • Relógio de ponto em Canoas

    Para auxiliar os empresários de Canoas a KL Quartz está presente na cidade. Canoas é uma das principais cidades do Rio Grande do Sul. Está situada na região Metropolitana e hoje representa o segundo maior PIB do Estado.

  • Relógio de ponto em Caxias do Sul

    Caxias do Sul fica a 130Km de Porto Alegre. E é famosa pela Festa da Uva, uma festa comunitária que celebra a cultura, a produção agroindustrial e a história da região. A KL Quartz está presente na maioria das empresas da localidade. Além disso Caxias do Sul tem 20 das 500 grandes empresas que corresponde o total da região sul do país.

  • Relógio de ponto em Cachoeirinha

    Cachoeirinha é uma das cidades que faz divisa com Porto Alegre. A cidade costuma ser o destino de grandes indústrias por estar em uma posição estratégica. A KL Quartz possui muitos clientes na cidade e está sempre pronta a desempenhar o melhor serviço

  • Relógio de ponto em Alvorada

    Cidade vizinha da capital dos gaúchos, Alvorada cumpre bem o seu papel ajudando a desenvolver a cidade e se tornando referência no desenvolvimento da região metropolitana. Alvorada conta com o auxílio da KL QUARTZ que atende a cidade de forma direta e presencial.

  • Relógio de ponto em Novo Hamburgo

    Há 45Km de Porto Alegre está localizada Novo Hamburgo. Conhecida por ser a cidade tradicional na indústria couro-calçadista e referência no desenvolvimento econômico na região metropolitana do Rio Grande do Sul. Novo Hamburgo é a atendida pela KL Quartz com visitas, instalações, vendas e toda assistência para área.

  • Relógio de ponto em São Leopoldo

    São Leopoldo é uma cidade localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre. Nela está situada uma Universidade de referência no país. Para melhor atender a região a KL Quartz está presente no Vale dos Sinos e presta serviço completo para os municípios em sua volta.

  • Relógio de ponto em Gravataí

    Gravataí é uma das principais cidades com polo industrial automotivo. A cidade é muito importante para a economia e para a geração de empregos na sua região. A KL Quartz presta serviço completo na cidade sempre presente para auxiliar os empresários.

  • Relógio de ponto em Guaíba

    A cidade de Guaíba é a paisagem que se vê ao observar o pôr-do-sol de Porto Alegre. Nos últimos anos tem chamado atenção pelo seu desenvolvimento industrial. A KL Quartz presta serviços para as cidades vizinhas do outro lado da ponte.

  • Relógio de ponto em Santa Cruz

    Santa Cruz é a cidade conhecida por evidenciar a cultura gaúcha com seus festivais e suas atrações turísticas. Movimenta muito a economia com a sua cultura e sua receptividade. Santa Cruz é a atendida pela KL Quartz com assistência para área de Relógio de Ponto.

  • Relógio de ponto em Torres

    Torres é a última cidade do litoral gaúcho e conhecida pelas belas paisagens e faz fronteira com o estado de Santa Catarina. A KL Quartz oferece seu serviço para toda a região litorânea do estado até a cidade de Osório.

  • Relógio Ponto em Lajeado

    Lajeado é um município localizado a 112 km da capital, Porto Alegre e está entre as dez cidades com maior densidade populacional do Estado. É um pólo da alimentação no Rio Grande do Sul, pertencente ao Vale do Taquari. A KL Quartz está presente na cidade para auxiliar as empresas da região.

  • Relógio Ponto em Passo Fundo

    A KL Quartz está presente em Passo Fundo, na região norte do Rio Grande do Sul. A cidade é considerada cidade-pólo de mais de 100 municípios localizados na região e é conhecida pela representatividade nas áreas médica, cultural e tecnológica.

 

 

Perguntas e Repostas Sobre Relógio Ponto (FAQs)

O que é e para que serve o relógio ponto?

Relógio ponto é um equipamento utilizado para registrar a jornada de trabalho do funcionário, garantindo os direitos da empresa e do trabalhador. Basicamente existem 2 linhas de Relógio Ponto, os eletrônicos e cartográficos.

Qual a diferença entre um relógio ponto cartográfico e um relógio ponto eletrônico?

Relógio Ponto Cartográfico é um modelo mais simples, que apenas imprime o horário do funcionário em um cartão ponto, onde consta todos os dias do mês e o turno correspondente ao registro. Para entender melhor acesse nosso Canal Youtube e veja um relógio ponto cartográfico em operação. Já o relógio ponto eletrônico diferencia-se pois possui uma memória interna, que permite armazenar o registro do horário do funcionário, permitindo que estes dados sejam lidos por um software de tratamento de ponto, onde será possível gerenciar, ajustar, emitir relatórios, cálculos de horas dos funcionários e gera um arquivo para integrar com seu sistema de folha de pagamento.

Por que ter um Relógio Ponto em minha empresa?

O relógio ponto permite o controle maior para empresa e empregados, sejam empresas de pequeno, médio ou grande porte. Confira alguns benefícios de ter um relógio ponto em sua empresa: Transparência da informação entre empresa e empregado; Organização para empresa; Redução comprovada de cerca de 30% nas causas trabalhistas desde implantação do relógio ponto homologado pela Portaria 1510; Permite acompanhamento em tempo real dos horários dos funcionários; Segurança no controle do ponto do colaborador; Integração direta com sistema de folha de pagamento; Fácil acesso a relatórios e cálculos de horas; Sistema biométrico garante maior segurança ao registro do ponto; Com o comprovante o colaborador deve provar sobre horas que esteja reivindicando.

Com quantos Funcionários precisa ter Relógio Ponto?

A legislação obriga que a partir de 10 funcionários a empresa deve ter um controle de ponto, mas qualquer empresa, mesmo com menos de 10 funcionários pode utilizar um relógio ponto.

O que é a Portaria 1510?

A Portaria 1510 é uma determinação do Ministério do Trabalho e Emprego que entrou em vigor em 2009 e basicamente estabeleceu novos padrões ao relógio ponto eletrônico, que desde então teve que ser homologado pelo MTE. Entre as características de um relógio ponto homologado pela Portaria 1510 estão a impressão de um ticket, comprovante, para cada registro do colaborador; memória interna permanente de dados; saída USB fiscal para livre acesso do MTE; Software de Tratamento de ponto também homologado exigindo justificativas para qualquer ajuste manual. Confira o detalhamento completo da Portaria acessando http://sislex.previdencia.gov.br/paginas/63/MTE/2009/1510.htm

Porque tenho que adquirir o software de tratamento de ponto?

O Relógio ponto eletrônico é um equipamento que apenas registra o horário do funcionário e armazena a informação registrada, mas toda a gestão do ponto, identificando o que é entrada, o que é saída, o que é falta, a carga horária do funcionário, os cálculos de horas totais, horas extras e relatórios oficias são feitas no software de tratamento e ponto. Sendo assim, o relógio ponto não funciona sozinho, o software de tratamento de ponto é essencial para completar o controle de ponto dos colaboradores tanto na parte operacional, quanto na parte legal.

Posso programar a sirene para acionar no próprio relógio ponto?

Desde 2009, com a Portaria 1510, os relógios ponto eletrônicos não podem ter qualquer outra função agregada, apenas o registro de ponto. Por isto, os modelos de relógio ponto eletrônico não podem fazer acionamento de sirenes ou qualquer dispositivo externo. Salientamos que os modelos de Relógio Ponto Cartográfico e Acionador de Sirene CP 64.

Preciso pagar uma mensalidade a KL Quartz para utilizar seu relógio ponto?

Ao adquirir os produtos KL Quartz o cliente não tem exigência a pagar mensalidade, uma vez adquirido o produto, ele pertence ao cliente. A KL Quartz oferece um contrato mensal opcional a todos seus clientes, que consiste em uma contratação fixa de prestação de serviços, caso queira mais detalhes contate nossos consultores e conheça mais.

Caso tenha um problema com meu relógio ponto o que devo fazer?

Pode contatar nossa área técnica pelo formulário especificando os dados de sua empresa, produto e relatando a dificuldade apresentada ou contatar pelo telefone 51 3358.9494, que nossos técnicos irão lhe orientar quanto a melhor solução. No caso de necessitar de manutenção no equipamento, deverá enviar o mesmo com a identificação completa de sua empresa para nossa sede, após contatar a área de suporte técnico.

Por que o relógio ponto não funciona sem a bobina de papel?

Por determinação da Portaria 1510 de agosto de 2009 o relógio ponto eletrônico só funciona mediante a impressão do ticket, comprovante para o funcionário. Desta forma na falta de papel o relógio ponto fica travado e não registra o ponto do funcionário.

Na falta de energia perco todas informações do relógio ponto?

Não. O relógio ponto eletrônico tem uma memória interna permanente e uma bateria especifica para armazenamento das informações. No caso de faltar energia, os dados armazenados permanecem, o que fica limitado é o registro do ponto durante a falta de energia. Mas para que possa continuar utilizando normalmente seu equipamento basta agregar a ele um No Break.

Qual diferença entre relógios homologados pela Portaria 1510 e pelo Inmetro?

Todos os relógios ponto eletrônicos devem atender os requisitos da Portaria 1510 do Ministério do Trabalho, entretanto a partir da Portaria 595/2011, o Inmetro passa a certificar os novos modelos de relógio ponto eletrônico, afim de garantir maior segurança e confiabilidade aos equipamentos. Desde 2015 começaram a ser comercializados e fabricados os equipamentos com certificação do Inmetro, que além deste selo possuem em suas características a questão de assinatura digital para os comprovantes do trabalhador.

Mas eu já tenho um relógio que não é certificado pelo Inmetro e agora?

Pode ficar tranquilo, os fabricantes não poderão mais fabricar equipamentos que não tenham esta certificação do Inmetro, mas as empresas podem continuar utilizado seus equipamentos sem nenhuma complicação legal, pois eles continuam válidos para quem está em uso. Assim como sua assistência técnica e peças de reposição continuam a disposição.

O que é necessário para instalação do relógio ponto?

A KL Quartz oferece uma solução completa para o registro de ponto, basicamente no local de instalação do equipamento de ponto eletrônico é necessário ter uma tomada próxima e um local definido que seja de fácil acesso de todos colaboradores, se desejar comunicação em rede a empresa precisa disponibilizar um ponto de rede para o relógio. Em caso de relógio ponto cartográfico a instalação é ainda mais simples, necessitando de uma tomada próxima, o próprio cliente pode fazer a instalação do equipamento.

Como solicito Atestado de meu relógio ponto ?

Como previsto pela Portaria 1510 do MTE ao adquirir o controle de ponto, a empresa deve receber o Atestado Técnico do Relógio Ponto e Software de Tratamento de Ponto, atestando que a empresa está utilizando este sistema especifico que é homologado pelo Ministério do Trabalho. Os Atestados podem ser solicitados em nossa página clicando aqui e será recebidos em prazos de 20 dias úteis pela empresa. É imprescindível que a empresa armazene estes documentos, pois tem validade legal perante o MTE.

O que é o CAREP?

O CAREP é Cadastro de Registradores Eletrônicos de Ponto, um sistema criado pelo Ministério do Trabalho a partir da Portaria 1510 para que possam acompanhar o sistema utilizado por cada empresa. Tendo em mãos os atestados do equipamento de relógio ponto e do software de tratamento de ponto, a empresa deverá acessar o site do CAREP e efetuar o registro. Caso tenham dúvidas é disponibilizado um Manual Completo sobre registro do CAREP, acesse aqui e confira.

Posso bloquear o registro do ponto fora do horário de trabalho do funcionário?

Não. Por determinação do Ministério do Trabalho o trabalhador deve ter acesso livre ao relógio ponto qualquer horário, não sendo possível bloquear o registro.

Como imprimo os relatórios do Relógio Ponto?

A impressão de relatórios e todo cálculo de horas do ponto acontece no Software de Tratamento de Ponto. O software lê os dados registrados pelo relógio ponto e permite que faça cadastros, ajustes lançamentos, justificativa e assim gere os relatórios para fechamento e acompanhamento do ponto do funcionário. O software de tratamento de ponto que oferecemos é o Secullum Ponto 4.

Como tenho acesso ao manual do produto que adquiri?

Os manuais dos equipamentos e softwares oferecidos pela KL Quartz estão disponíveis em nossa página, dentro de Serviços / Downloads, pode acessar direto pelo link http://www.kl-quartz.com.br/servico-downloads. Depois basta identificar seu equipamento e baixar o manual. Se persistir com alguma dúvida entre em contato com nosso suporte técnico pelo email suporte@kl-quartz.com.br.

Acessórios

A KL é referência em Relógios Ponto, Relógios de Ponto, Relógios de Ponto Porto Alegre, ponto eletronico, relogio ponto biométrico, relógio de ponto digital, controle de ponto, relógio de ponto cartográfico, relógio de ponto para empresas, relógio de ponto para industrias