Ponto eletrônico para pequenas empresas

Leia nosso BLOG

26/10/2021

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Vantagens do ponto eletrônico para pequenas empresas

Se você é proprietário de uma pequena empresa, certamente já se perguntou sobre a melhor forma de organizar a jornada de trabalho dos seus colaboradores. E diferentemente do que muitas pessoas pensam, o sistema de ponto eletrônico traz grandes vantagens para as pequenas empresas. Na lei, o registro da jornada de trabalho é obrigatório somente para empresas com mais de 10 funcionários. Mas essa prática, mesmo sendo facultativa nas demais situações, pode oferecer muitos benefícios ao empregador. 

Embora o ponto eletrônico seja popularmente associado às grandes empresas, a verdade é que esse sistema é muito eficiente para o controle da jornada de trabalho nas pequenas organizações. Ele otimiza a rotina, permite um controle mais eficiente e, assim, reduz possíveis riscos trabalhistas. Neste contexto, o sistema facilita a rotina dos gestores ou mesmo da equipe de Recursos Humanos, visto que recolhe informações de forma automática e reduz os erros.

Ponto eletrônico e a segurança judicial

Além disso, a segurança judicial que o controle de ponto eletrônico oferece é válida para as empresas independentemente de seu porte. O controle de ponto eletrônico armazena todas as informações necessárias sobre a jornada de trabalho do funcionário, registrando seus horários de entrada e saída, assim como banco de horas e pagamento de horas extras. Todas essas informações são automaticamente coletadas e transmitidas para o setor responsável pela folha de pagamento, facilitando a rotina e evitando erros de cálculos.

Dessa forma, o controle de ponto eletrônico é vantajoso também para as pequenas empresas, pois oferece mais segurança nas questões burocráticas e evita os processos trabalhistas. É importante lembrar que as informações coletadas pelo sistema são únicas e intransferíveis, além disso, não podem ser excluídas ou mesmo alteradas. Essa característica proporciona maior segurança aos dados, que futuramente podem ser utilizados como provas judiciais em processos trabalhistas. Para os empresários, é válido saber que os cartões de ponto manuais costumam ser contestados no tribunal, pois são provas facilmente adulteradas. 

Leia também: Legislação trabalhista: entenda questões sobre ponto eletrônico

Rotina otimizada com relógio de ponto eletrônico

Mesmo nas pequenas empresas, otimizar o tempo é fundamental. Para isso, a implantação do controle de ponto eletrônico pode ser uma excelente ideia. Ainda que a organização conte com poucos trabalhadores no seu quadro de funcionários, o uso desse sistema pode facilitar a rotina e aumentar a produtividade, já que as questões burocráticas podem ser resolvidas de forma mais ágil e prática. Além de diminuir as filas na hora de registrar o horário de entrada e saída de cada funcionário, o sistema de ponto eletrônico aumenta a produtividade do profissional de RH, uma vez que as informações são coletadas de forma automática.

O controle de turnos, atrasos, horas extras e a relação de faltas de cada trabalhador é realizado de maneira eficiente, o que otimiza as funções do RH ou do próprio gestor, já que em muitas empresas ele é o responsável pelos assuntos administrativos. Contabilizando tudo de forma rápida e segura, o profissional pode dedicar seu tempo e atenção a outras questões que, de fato, necessitem da sua experiência. 

Para saber mais vantagens do ponto eletrônico e descobrir qual o sistema ideal para a sua empresa, entre em contato agora mesmo com a KL Quartz e conheça todos os equipamentos disponíveis para o seu negócio.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Revenda Ouro Secullum

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Kl-Quartz 35 anos Tradição em Qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 35 anos de história.