Para que serve o comprovante de ponto eletrônico?

Leia nosso BLOG

25/03/2021

Para que serve o comprovante de ponto eletrônico?

Para que serve o comprovante de ponto eletrônico?

Você sabe para que serve o comprovante de ponto eletrônico?

Falar em jornada de trabalho ainda causa dúvidas em você? Certamente, esse é um tema importante de ser abordado, afinal de contas, com a regulamentação proposta pela Portaria 1510 de 2009 algumas normas foram estabelecidas. Por exemplo, empresas com mais 10 trabalhadores têm a obrigação de registrar o horário de chegada e de saída de cada funcionário, seja por meio manual, mecânico ou eletrônico.

Com isso, as opções eletrônicas de controle de ponto se tornaram uma alternativa funcional, pois proporcionam agilidade no dia a dia, além de serem mais eficazes do que os controles registrados manualmente. Entre os requisitos para o equipamento escolhido pela empresa está a necessidade de conter impressora integrada para emissão de comprovantes (salvo exceções complementadas posteriormente com a Portaria 373 de 2011). 

Este comprovante impresso na hora do registro funciona como um documento, muito importante para que o trabalhador consiga acompanhar sua jornada de trabalho e as marcações realizadas. Este ticket deve conter algumas informações básicas definidas na Portaria 1510, como dados completos do empregador e endereço da empresa, identificação do funcionário, incluindo seu número de PIS, número de fabricação do registro de ponto eletrônico, número sequencial de registro, registro de data, horário e turno, além da assinatura digital – item imprescindível para a autenticidade do documento.

Uma opção aos relógios de ponto com comprovante impresso está o modelo ID Class , totalmente adequado às novas regras trabalhistas

Alternativa ao comprovante impresso

Com a Portaria 373 de 2011, ficou prevista uma alternativa a algumas empresas, que não mais possuem a obrigatoriedade de fornecer um comprovante impresso para o registro de ponto de seus funcionários. Ela chega para complementar a Portaria anterior, permitindo que por acordo coletivo essa prática seja implementada. Atualmente, após a Lei da Liberdade Econômica (13.874 de 2019), estabeleceu-se que, embora a emissão física deste comprovante deixe de ser obrigatória, é preciso que a organização disponha de um sistema eficaz e seguro para continuar realizando o controle das horas de trabalho. 

O equipamento adequado a esta legislação , como exemplo o modelo ID Class V 373, deve ter integração com sistema de tratamento de ponto  e possuir a  memória fiscal permanente para armazenamento de dados e acesso fiscal às informações internas do dispositivo. 

Confira mais opções de equipamentos para controle de ponto no site da KL Quartz. Se preferir, entre em contato e converse com um de nossos colaboradores.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Revenda Ouro Secullum

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Kl-Quartz 35 anos Tradição em Qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 35 anos de história.