Liderança em organizações

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06/07/2018

Liderança em organizações

Liderança em organizações

Que os líderes são os principais representantes de uma empresa e peças centrais para o seu sucesso, ninguém duvida. Mas na nova economia, enfrentar os desafios de um mercado que muda constantemente e exige inovação contínua, não é tarefa fácil.

Se antes a função de um líder era puramente administrativa, hoje não basta estar no controle, pelo contrário, é preciso ser flexível para adaptar a organização às mudanças e até mesmo antecipá-las, em todos os aspectos.

 

A imagem corporativa importa

Foi-se o tempo em que os únicos fatores que influenciavam na decisão de compra eram a qualidade e o preço de um produto ou serviço. Na era digital, onde informação não falta, as pessoas estão cada vez mais conscientes do seu papel como consumidores e mais exigentes quanto a origem do que consomem.

A responsabilidade social se tornou obrigação e o relacionamento com o público, tão decisivo para o faturamento quanto aquilo que está realmente sendo negociado. Dessa forma, um líder, antes de qualquer coisa, deve ser capaz de construir uma imagem corporativa positiva não só para os colaboradores e stakeholders, como também para o público.

O líder e a gestão de pessoas

Em qualquer cenário, um líder só será verdadeiramente eficiente se souber gerenciar o capital humano da empresa, ou seja, as pessoas que fazem parte dela.

O líder deve vestir a camisa e  ser sempre uma fonte de inspiração, repassando a cultura da empresa, motivando as equipe e reunindo todos os setores em torno de um objetivo em comum: a missão da empresa.

Por isso, mesmo que não trabalhe dentro de um determinado setor ou faça parte diretamente de algum processo, o líder deve compreender a organização como um todo, para que a comunicação com os colaboradores seja horizontal e o feedback constante.

 

Reconhecendo as limitações

Ninguém é perfeito, nem mesmo aqueles com as maiores responsabilidades, e um bom líder sabe disso.

Um líder eficaz sabe reconhecer suas limitações e como saná-las, cercando-se de pessoas com capacidades que complementam as suas ou buscando parcerias que possam oferecer o suporte necessário para o perfeito funcionamento e crescimento da organização. O mais importante é atingir o objetivo.

O verdadeiro papel de um líder

Efetivamente, liderar uma organização inclui mais do que fechar negócios e fazer a gestão de pessoas.  Para alcançar metas consistentes e cumprir a missão da empresa, líderes eficazes devem aprender a coordenar tudo que envolve a corporação, gerenciando sua imagem pública, cercando-se de parceiros comprometidos para preencher as lacunas existentes e envolvendo os funcionários com argumentos e incentivos reais.

 

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