RH Moderno: um desafio necessário para as empresas

RH Moderno: um desafio necessário para as empresas

26/06/2018

Por mais tradicional e engessada que uma empresa seja, chega um momento em que se modernizar vira uma questão de sobrevivência.

A sociedade mudou e a tecnologia evoluiu muito, principalmente na última década, e para acompanhar essa transformação e adaptar-se a essa nova realidade, as organizações também precisaram evoluir em seus processos.

Na verdade, tudo isso faz parte de um ciclo que constantemente ganha novos contornos: o mercado muda, as estratégias, a forma de se trabalhar, o que é produzido e até mesmo a cultura e os valores da empresa. Mas é claro que a figura central desse novo cenário são as pessoas. O que faz do RH um dos departamentos mais importantes de uma empresa, e da sua modernização o primeiro passo para quem não quer ficar para trás.

Aquisições, lançamentos de novos produtos e novas oportunidades de negócio criam um ambiente estimulante, mas desafiador para o RH, especialmente em uma nova era de crescimento em torno da experiência do funcionário, onde é preciso ir além das transações para atender às necessidades do negócio.

A gestão de pessoas

  

A primeira grande mudança no trabalho dos Recursos Humanos é a própria gestão de pessoas, que tem como objetivo principal dar uma visão clara aos gestores sobre o perfil dos seus colaboradores, ou seja, sobre o capital humano da organização.

Junto com todas as possibilidades que essa maneira de gerir trouxe para o mercado, surgiram ainda ferramentas e alternativas para garantir ainda mais a assertividade desse tipo de gestão, como o mapeamento comportamental e a inclusão dos líderes de setores nos processos.

Como a gestão de pessoas é um processo baseado no capital de maior valor dentro das empresas, o RH deve explorar todas as possibilidades desse tipo de gestão para encontrar ferramentas eficazes que alinhem as necessidades e expectativas dos funcionários aos resultados esperados pela organização.

 

Tecnologia: a melhor aliada do RH

Modernizar o RH não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, exige alterar processos rotineiros, vencer a resistência das pessoas, pensar e implementar novas soluções, entre tantas outras coisas.

Para tornar isso possível, se faz necessária uma mudança de postura que irá resultar em resultados reais na desburocratização, proatividade e inovação no setor de RH, automatizando inclusive tarefas indispensáveis na gestão de pessoas, como o controle de ponto.

A tecnologia vem se mostrado uma das maiores aliadas da modernização do RH e uma das melhores formas de otimizar procedimentos e dar mais segurança às tomadas de decisões. Graças a ela, os profissionais de RH finalmente ganharão tempo para desenvolverem um planejamento estratégico para o setor e preocupar-se com o que realmente importa: o capital humano.

Dessa forma, é possível criar um novo cenário que valoriza a visão centrada em talentos da força de trabalho, oferece ferramentas e políticas que incentivam a colaboração e trazem os insights necessários para que a gestão preveja o impacto nos negócios dos esforços modernos de RH.


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico