Como motivar os colaboradores

punhos cerrados de várias pessoas encostados representando união da equipe

24/07/2018

Coordenar uma equipe ou uma empresa não é uma tarefa fácil. Lidar com pessoas é delicado e requer tato. Para fazer seu negócio dar certo, é fundamental contar com a colaboração dos funcionários. E se você consegue manter a equipe motivada, esse desafio é mais facilmente alcançado. Veja dicas de como motivar seus colaboradores e ter sucesso nos negócios:

Plano da empresa

Certifique-se de que todos os funcionários estão familiarizados com os objetivos da organização. Saber para onde a empresa pretende ir e qual o caminho a ser percorrido torna mais fácil o dia a dia dos envolvidos.

Papel de cada um

Deixe claro o papel de cada colaborador dentro da empresa. Mostre como o trabalho individual se encaixa na estrutura organizacional e a importância de cada um para o objetivo geral. Percebendo o seu papel no todo, os membros assumem o papel de pertencimento e tornam-se mais responsáveis com suas tarefas e com a empresa.

mulher observa mural com post-its enquanto outra pessoa aponta

Entenda os indivíduos

Procure compreender as necessidades, sonhos e desejos individuais da sua equipe. Assim, você conseguirá entender o que motiva cada um e poderá trabalhar com diferentes estímulos para cada pessoa.

Dê a eles o que precisam

Além das motivações individuais, fornecer à sua equipe os equipamentos necessários para o trabalho pode aumentar a produtividade. Avalie a necessidade: um novo computador, um treinamento ou novo software podem ser um investimento que retornam em lucro exponencial à empresa.

Defina metas claras

Defina metas de produtividade, vendas ou o que mais se adequar ao seu negócio. Mas tome cuidado para não apontar metas inalcançáveis, pois isso terá um efeito contrário e deixará sua equipe frustrada. Aponte o objetivo dessas metas e auxilie seus colaboradores a criar estratégias para alcançá-las.

Celebre os bons resultados

Comemore quando um objetivo é alcançado ou quando o período está sendo bom, como um mês com crescimento nas vendas ou um trimestre com assinatura de novos contratos. Pequenas celebrações podem ser o bastante para motivar, como um e-mail de parabéns, uma festa de fim de ano ou uma pausa para um lanche coletivo no meio da tarde.

quatro pessoas com o braço levantado celebrando

Seja exemplo

Uma das dicas mais importantes é você mostrar, na sua prática, o que você espera dos seus colaboradores. Se você é relapso, não cumpre prazos e não é pontual, fica difícil esperar que os funcionários o sejam. Esteja sempre disponível para auxiliar nas dificuldades de cada um. A liderança  é construída no dia a dia, com exemplos e atitudes.

Dê feedback

Positivo e negativo. Dê um retorno sobre o andamento das atividades e sobre os resultados. Tanto individual quanto coletivamente, exaltando os pontos positivos e sugerindo melhorias para os problemas. Dessa forma, seus colaboradores saberão onde estão acertando e quais os pontos precisam ser melhorados.

Seguir essas dicas vai aproximar você de seus colaboradores e ajudar a motivá-los. Busque compreender as particularidades da sua empresa e dos seus colaboradores para adequar os pontos necessários. Assim, os funcionários e a empresa crescem.


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico