A inovação tecnológica nas empresas

mulher de frente com caneta na mão e código de computador no rosto

26/07/2018

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Diversas atividades que antes eram realizadas manualmente foram automatizadas, como a correspondência, que era feita por cartas e agora é por emails, e as compras que cada vez mais são realizadas em ambientes digitais.
Para acompanhar essa evolução, as empresas precisam se modernizar e a melhor maneira de fazer isso é levando a inovação tecnológica para seus processos. Essa é a única maneira de sobreviver em um ambiente de concorrência cada vez mais acirrada.
É preciso perceber a tecnologia como uma ferramenta que impulsiona as empresas a melhorarem seus resultados, e não como uma mudança que vai substituir o trabalho humano. Com o surgimento de novas tecnologias, surgem também novas oportunidades de trabalho, pois as máquinas vem para substituir os trabalhos mais mecânicos e operacionais, representando uma evolução nas atividades e nos processos das empresas.

Lideranças nas organizações

Por isso a inovação tecnológica precisa ser compreendida como uma implementação visando melhorar o bem-estar dos colaboradores. Os líderes e gestores das empresas têm papel fundamental nessa evolução, pois são eles que tem a tarefa de levar para as empresas e para os seus funcionários a nova cultura que se formará a partir das mudanças que acontecem com o desenvolvimento.
O medo de implantar inovações tecnológicas é natural, mas precisa ser enfrentado e combatido com informação, pois a tecnologia avança a cada dia e deve ser vista como um facilitador do trabalho e do dia a dia.
Para o setor de RH, por exemplo, o avanço tecnológico otimizou processos e diminuiu os erros humanos. Já imaginou como era feita a folha de pagamento das empresas com centenas de funcionários? O controle de faltas e horários precisava ser feito manualmente, necessitando de tempo de um ou mais funcionários para fazer a verificação e os cálculos para que o pagamento mensal fosse feito corretamente. Com o avanço tecnológico, as empresas puderam adotar o ponto eletrônico, que realiza esse controle automaticamente e tem integração com o sistema de folha de pagamento, fazendo com que o trabalhador que realizava essa tarefa agora possa se dedicar a outra atividade.
E a sua empresa, investe em inovação tecnológica para melhorar os resultados? Modernize seus processos e qualifique sua equipe para estar sempre à frente da concorrência.


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico