Informações importantes sobre Relógio de Ponto

Leia nosso BLOG

16/12/2016

Informações importantes sobre Relógio de Ponto

Informações importantes sobre Relógio de Ponto

Muitas pessoas tem dúvidas sobre o funcionamento de um relógio de ponto, sobre obrigatoriedade, sistema , como funciona.  Pensando nisso resolvemos compartilhar um tutorial bem basico sobre conceitos de Relógio Ponto .

Objetivo e funcionalidade do Relógio Ponto:

O relógio ponto tem o objetivo de registrar a jornada de trabalhos dos funcionários. A cada entrada ou saída da jornada o funcionário registra seu horário no equipamento de Relógio ponto, para sua segurança e para controle da empresa.

 Obrigatoriedade do controle de ponto:

Toda empresa com mais de 10 funcionários deve adotar um sistema de controle de ponto, por norma do Ministério do trabalho e Emprego.   O mais recomendado  e eficaz é que este controle ocorra por meio do Relógio Ponto.

Tipos de Relógio

Basicamente os Relogios de ponto podem estar em 2 categorias:

Relogio Ponto Convencional ou Cartográfico: seguem a mecânica mais tradicional destes equipamentos, registrando o horário do funcionário no próprio cartão de ponto. Este é o sistema mais simples, o relógio não possui nenhum tipo de memória ou integração com o sistema de ponto.  Entenda melhor o funcionamento deste equipamento acessando  https://www.youtube.com/watch?v=KiXIuHNLtCY&feature=youtu.be&list=PLQJk5vv3MAksy4HXczk6CUekravpLEElA

 Relogio Ponto Eletrônico : Este modelo também chamado de REP (Registrador Eletrônico de Ponto) é um meio informatizado de registro de ponto. O relógio eletrônico tem como principal diferencial, a memória e possibilidade de integração direta com o folha de pagamento, permitindo a geração de relatórios  automáticas e facilitando a operação da empresa no final de cada mês. Além disso, destacamos a possibilidade de identificação do funcionário por biometria (impressão digital), que garante maior segurança no registro, pois um funcionário não pode registrar pelo o outro, e elimina a necessidade de crachás.  Entenda melhor o funcionamento destes modelos acessando  https://www.youtube.com/watch?v=7t1lRP5uoOw&index=1&list=PLQJk5vv3MAkuRjpylkfR4R9IABtjXRhSP        

 

Você já conhece a Portaria 1.510 do MTE?

 Desde agosto de 2009 o Ministério do Trabalho e Emprego estabeleceu uma nova Portaria, que regulamenta e estabelece novos padrões para o Relógio Ponto Eletrônico. A partir disso, todos os relógios devem obedecer algumas características, principalmente as listadas abaixo:

– O registro eletrônico de ponto deve ter uma memória permanente e inviolável

– Deve emitir um ticket (comprovante) a cada marcação de ponto do funcionário

– O relógio ponto eletrônico deve ter apenas a função de registrar a jornada de trabalho do funcionário, não sendo permitido  agregar outras funcionalidades ao equipamento (como acionamento de sirenes e outros dispositivos)

– O equipamento não permite nenhum tipo de bloqueio ao registro de ponto do funcionário

– Deve possui uma saída USB , denominada Porta Fiscal, que permite que a fiscalização obtenha relatório dos registros

E qual a relação com o INMETRO?

Com o passar do tempo , o Ministério do trabalho estabeleceu uma nova Portaria para que o INMETRO passasse a ceritifcar os relógios de ponto. Sendo assim todos equipamentos precisaram adequar-se a novas regras e obter este selo para comercializacao. Os equipamentos obedecem as regras impostas pela Portaria 1510, possuem uma assinatura digital , ceritifcado do INMETRO, entre outras caracteristicas. Veja nosso equipamento certificado pelo INMETRO http://www.kl-quartz.com.br/relogio-de-ponto/relogio-ponto-control-id-idclass-certificado-pelo-inmetro

 

Software de tratamento de Ponto

 Para o que o Relogio Ponto Eletrônico atenda  suas necessidades e tenha melhor aproveitamento de suas funcionalidade, é necessário estar integrado a um sistema de tratamento de Ponto. O software de tratamento de ponto importa os dados registrados pelo Relogio Ponto, nele são cadastrados todos  os funcionários, com suas devidas informações,c cargos, PIS e horários.

A partir dessas informações o software permite acompanhar os horários do colaborador, cálculo de horas extras,  folgas, banco de horas, acional noturno , descanso e todas informações necessárias ao ponto. Caso o funcionário esqueça de registrar o ponto ou não o realize por algum outro motivo, a empresa pode inserir manualmente no sistema, desde que com a devida  justificativa, que será assinada pelo colaborador no final do mês.

A empresa ainda pode ter um terceiro software de Folha de Pagamento, que calcula os valores e complementa os dados fornecidos pelo ponto.

 

Se você tem mais dúvidas sobre o Relógio ponto e suas características entre em contato com a KL Quartz pelo email [email protected] ou pelo telefone 51 3358.9494 A  KL Quartz tem 30 anos de tradição neste segmento e com certeza pode lhe esclarecer e apresentar a solução mais adequada.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Revenda Ouro Secullum

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Kl-Quartz 35 anos Tradição em Qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 35 anos de história.