Home office

Leia nosso BLOG

16/07/2021

Controle de ponto no home office

Controle de ponto no home office

Trabalho remoto e controle de ponto: como adaptar?

Com a pandemia do novo Coronavírus, as relações de trabalho precisaram ser revistas e desde o último ano o home office se mostrou uma alternativa interessante e bastante eficiente. Estima-se, inclusive, que muitas empresas devem aderir ao formato após as restrições atuais. Vale ressaltar que desde a Reforma Trabalhista de 2017 o trabalho em casa está regularizado com direitos e deveres para empregador e funcionário. 

Porém, uma dúvida que foi trazida à tona é a respeito do controle de ponto nessas situações. Afinal, como controlar a jornada de trabalho do colaborador à distância? Embora “bater ponto” não seja obrigatório para os vínculos de trabalho remoto, conforme prevê a Reforma de 2017, é compreensível que muitas organizações prezem por manter esse método, visto que ele é de extrema importância para o controle do rendimento e produtividade do funcionário. Da mesma forma, o ponto também é uma garantia para os direitos do empregado. 

Para atender a esse nicho do mercado, atualmente é possível encontrar diversos equipamentos para o registro do ponto eletrônico online. Ou seja, esses sistemas possibilitam que os funcionários marquem seus horários de início e fim de expediente à distância, com o auxílio de um software ou aplicativo para smartphone, por exemplo. 

Como funciona o registro de ponto à distância?

Através desse sistema, o trabalhador consegue registrar não apenas o horário de início e término de expediente, como também marcar seus intervalos para almoço ou pausas combinadas previamente. Todo o procedimento é simples e muito fácil de ser realizado, garantindo a autonomia necessária para ambas as partes. Mesmo a assinatura da folha de ponto pode ser realizada de maneira remota através destes dispositivos, o que dá a garantia de que os direitos e os deveres de empregado e empregador sejam mantidos tal e qual o formato presencial. 

As informações são registradas pelo sistema e a empresa tem acesso em tempo real a todos os dados coletados, facilitando, assim, o fechamento para a folha de pagamento, cálculos de horas extras, acréscimos ou descontos no salário, bem como banco de horas. Ou seja, mesmo em home office é possível manter a rotina e garantir máxima produtividade para o colaborador, promovendo ações que visam à qualidade no trabalho e à motivação de todos.

Para saber mais sobre o controle de ponto para home office, entre em contato com a KL Quartz e converse com um de nossos especialistas. 

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Revenda Ouro Secullum

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Kl-Quartz 35 anos Tradição em Qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 35 anos de história.