Catracas de acesso: um controle essencial para a segurança do condomínio ou empresa

Catracas de acesso um controle essencial para a segurança do condomínio ou empresa

04/05/2018

Catracas estão cada vez mais modernas e possuem cada vez mais tecnologia 

Já imaginou se não existissem meios de aumentar nossa segurança? Se qualquer um pudesse acessar nosso condomínio ou empresa há qualquer data ou hora do dia? No mundo em que vivemos, não da nem mesmo para imaginar um cenário de casas sem portões, apartamentos sem catracas, portas que não sejam automáticas e resistentes, grades ou portarias e prédios comerciais sem uma recepção para a identificação de pessoas que entram e saem de lá todos os dias.  

Para ajudar a aumentar a segurança de pessoas e estabelecimentos, as catracas de acesso são opções certeiras. Modernas e muito comuns, elas permitem que apenas pessoas identificadas anteriormente e com todos os dados coletados, moradores ou funcionários, acessem determinado local, tendo que aproximar ou passar seu cartão com código de barras no leitor da catraca ou encostar a digital do dedo indicador ou polegar no leitor.

 

Modernidade com a biometria

Catracas de acesso um controle essencial para a segurança do condomínio ou empresa

 

Catracas com leitor de biometria são as mais modernas e procuradas 

Além de cartões de identificação, hoje, inúmeras catracas possuem sistemas de leitura por biometria, o que transmite ainda mais segurança, modernidade e confiança aos prédios comerciais e residenciais, em saber ao certo quem está acessando suas dependências.

O leitor por biometria não só permite o acesso do indivíduo no local, como também registra todos os seus dados, a maioria pessoal. Nome, digital, data de acesso, horário em que entrou e saiu, entre outros. Muito usada também em controles de acesso de ponto e caixas eletrônicos, por exemplo, a biometria virou a ‘queridinha’ do ramo de empresas desenvolvedoras de tecnologia e segurança.

 

Coletando informações

Com o controle de acesso via catracas, é possível identificar o número exato de pessoas que passaram por ela durante o dia, alguns dados pessoais das pessoas, se antes forem cadastradas e usarem biometria ou cartões de identificação para a liberação da catraca, e saber o horário e dia exato em que ela acessou o local e também o deixou.

Através de sistemas e softwares de segurança específicos, é possível distinguir uma pessoa da outra e encontrá-la, se um dia precisar, através de seu nome, RG, CPF, fotos e digital.

 

Tecnologia e custo benefício

 Catracas de acesso um controle essencial para a segurança do condomínio ou empresa

Outro método utilizado é o leitor por cartão de identificação, com código de barras. 

 

Apesar de estarmos no século XI, muitos prédios e suas recepções ainda utilizam o método antigo para registrar a chegada ou a visita de alguém. Em hotéis e flats, por exemplo, é muito comum passar na recepção e ter que assinar um caderninho grande com seu nome e, em alguns casos, o número do seu RG.

Porém, esse sistema, apesar de funcional, não permite explorar a mesma tecnologia que hoje temos com as catracas de acesso.

Diferentemente da tradicional assinatura no papel, tanto a digital quanto um cartão com um único número de identificação são registrados digitalmente no sistema usado na catraca, que permite resgatar informações do usuário que um dia passou por lá.

Além de toda essa segurança, as catracas oferecem um melhor custo benefício. Apesar de o investimento ser mais alto do que um caderno de cem folhas, as catracas de acesso inibem o uso de papel, preservando o meio ambiente, e em alguns casos também o uso cartões de plástico, usando somente a digital para liberação e acesso à determinado local.

 

Por fim, catracas de acesso são as melhores e mais seguras opções nos dias atuais, tornando-se essenciais em condomínios de luxo ou não e de prédios comerciais, mesmo que eles tenham recepção ou portaria.

 Confira agora 5 modelos de controle de acesso.

 

Quer saber das novidades no mercado do controle de acesso? Clique Aqui! 


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico