Computador com hora

Leia nosso BLOG

01/11/2019

Como funciona o banco de horas?

Como funciona o banco de horas?

A rotina diária do funcionário dentro de uma empresa é contabilizada, de modo geral,  mediante as horas diárias de trabalho. Normalmente, são contabilizadas 8 horas mais um período de intervalo para almoço. Algumas profissões também podem ter a jornada de trabalho reduzida para 6h, conforme acordos coletivos, diretrizes da empresa e regras da própria profissão. E, se o tempo de trabalho ultrapassar o horário acordado com horas excedentes trabalhadas, as horas devem ser contabilizadas como hora extra ou banco de horas. 

Caso a empresa opte por não remunerar as horas extras trabalhadas, não podendo ultrapassar o limite máximo de 10h diárias, a negociação deve ser feita mediante banco de horas, ou seja, mediante um acordo de compensação, individual, entre empregado e empregador, em que as horas excedentes passam a fazer parte de um banco de horas acessível ao funcionário. Antigamente, com a antiga legislação, o acordo referente ao banco de horas era estipulado mediante acordos coletivos com sindicatos de cada profissão. No acordo individual, as empresas têm autonomia para negociar os pagamentos e as folgas e os funcionários devem ser informados a respeito dessas regras assim que iniciam seu contrato de trabalho.

 

Hora extra ou banco de horas: qual a melhor opção?

Em situações em que as diretrizes da empresa se baseiam em não remunerar a hora extra, ofertando o excedente em forma de tempo, o banco de horas é utilizado em um prazo máximo de um ano e esse sistema de controle deve ser feito pelo controle de ponto de cada empresa. Já em situações em que a empresa opte pelo pagamento de horas extras, pela legislação vigente, cada hora a mais trabalhada valerá o valor da hora normal mais 50% desse valor. 

Tanto para o funcionário quanto para a empresa, as duas formas podem ser atrativas. Em caso de escolha, vai do que é melhor para cada um. Basta que as empresas definam, também, a melhor forma de oferta. E é bom lembrar que, a compensação de horas remunerada como hora extra e o excedente das horas transformado em banco de horas é uma forma de beneficiar os colaboradores, conforme a lei.

 

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Revenda Ouro Secullum

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Kl-Quartz 35 anos Tradição em Qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 35 anos de história.