homem sentado em frente a mesa de trabalho com copo de café

Leia nosso BLOG

28/01/2019

Como calcular intervalo intrajornada

Como calcular intervalo intrajornada

Intervalo intrajornada é o descanso ao qual o trabalhador tem direito durante o período de expediente. O intervalo pode ser a popular hora do almoço ou acontecer em outro período, de acordo com a jornada de trabalho.

Conforme as novas regras da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), os intervalos devem ser concedidos da seguinte forma:

  • Jornada de trabalho até 4 horas – sem direito a intervalo intrajornada;

  • Jornada de trabalho de 4 a 6 horas – intervalo de 15 minutos;

  • Jornada de trabalho superiores a 6 horas – intervalo de 1 a 2 horas.

Porém, a legislação prevê, agora, a possibilidade de ampliação ou redução desse período de intervalo intrajornada. Para que isso aconteça, é necessário que a mudança seja aprovada em acordo coletivo de trabalho ou contrato individual entre a empresa e o funcionário.

Sendo que a redução do intervalo, além das condições acima, só é permitida para empresas que atendem aos requisitos de conforto e higiene dos refeitórios, com limite mínimo de 30 minutos (para jornadas superiores a 6 horas). Caso o trabalhador esteja realizando horas extras, não é permitida a redução do intervalo intrajornada.

A CLT prevê, ainda, o fracionamento do intervalo intrajornada para funcionários que realizem atividades que exijam jornada de trabalho flexível. Nesses casos, prevalecem os acordos entre empregador e empregado.

homem se espreguiçando em frente ao computador

Intervalo não concedido

Quando o intervalo intrajornada não for concedido ao funcionário no todo ou em parte, este terá direito a receber o tempo não gozado como hora extra.

Por exemplo: O funcionário que tem direito a 1 hora de intervalo intrajornada e utiliza apenas 30 minutos deverá receber os outros 30 minutos como hora extra, ou seja, 30 minutos de trabalho + 50%.

Esse acréscimo é considerado verba indenizatória e portanto não é utilizado para cálculo de salário, férias e 13º salário.

Calculando com facilidade

A maneira mais fácil, rápida e certeira de calcular os intervalos dos seus funcionários e os pagamentos a serem realizados é utilizar um relógio de ponto digital com integração ao software de folha de pagamento. Dessa forma, o sistema calcula tudo automaticamente e você não precisa se preocupar com as especificidades de cada funcionário na hora de fechar a folha de pagamento.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Revenda Ouro Secullum

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Kl-Quartz 35 anos Tradição em Qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 35 anos de história.