Transforme seus funcionários em um time

caderno com anotações sobre equipe de trabalho

20/02/2019

A tarefa de liderar uma equipe ou uma empresa não é nada fácil. Diferentes pessoas têm diferentes expectativas e habilidades. Por isso, não existe uma fórmula mágica para incentivar seus funcionários e fazer com que eles vistam a camisa da empresa.

Pesquisas sugerem aumento médio de 20% em produtividade e lucratividade nas empresas que funcionários engajados. Mas, afinal, como fazer isso? A Universidade de Harvard publicou artigo em que defende que é necessária uma abordagem mais holística, baseada no perfil de cada funcionário. Pensando nisso, apontamos abaixo algumas maneiras de engajar seus funcionários e transformá-los em um time.

Incentive as boas ideias

Boas empresas incentivam bons funcionários. Ouvir as ideias da sua equipe pode trazer melhorias para os processos e evolução da empresa. Muitas vezes, quando estamos mergulhados no fluxo de trabalho, não visualizamos algumas oportunidades que estão bem na nossa frente.

A inovação gera melhores resultados quando envolve equipes com múltiplas visões e habilidades. Algumas empresas possuem programas de incentivo às boas ideias, em que todos os funcionários podem fazer sugestões para novos produtos/serviços/processos ou melhorias para o que já existe. As inscrições para esses projetos podem ser individuais ou em grupo. As ideias que serão implementadas podem resultar em um incentivo ao(s) funcionário(s) criador(es), que pode ser um prêmio, uma viagem ou tipo de gratificação.

equipe de trabalho batendo as mãos

Elogie em público, critique em particular

Grandes gestores sabem como lidar com as pessoas. Respeitar e valorizar sua equipe cria engajamento de todos. Elogiar o funcionário sempre que bate uma meta, conquista um novo cliente ou simplesmente por seu bom trabalho é um incentivo que todos gostam de ver e receber.

Já na hora de criticar um colaborador ou chamar a atenção por algum erro ou problema causa constrangimento e desânimo. Por isso, sempre que precisar ‘puxar a orelha’ de alguém, chame em particular e faça isso já apresentando uma solução para o problema. Assim você mostra o problema, mas também incentiva a busca pelo crescimento profissional da sua equipe.

Seja líder

Um líder é diferente de um chefe. Enquanto o chefe manda e impõe medo, o líder faz, ensina, incentiva e engaja. Se você quer ter pessoas satisfeitas com seu trabalho e sempre em busca de evolução, seja o exemplo. Funcionários trabalham muito mais motivados quando podem se inspirar em seu chefe e aprender com ele.

Transmita o conhecimento que você para sua equipe. Se todos desenvolverem habilidades e competências constantemente, sua empresa estará sempre evoluindo.


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico