Pesquisa pulse: nova tendência nas empresas

homem respondendo pesquisa

27/02/2019

Você conhece ou já ouvir falar em pesquisa pulse (ou pulso)? Essa novidade está sendo cada vez mais utilizadas nas empresas e chega ao mundo corporativo para complementar a tradicional pesquisa de clima.

A diferença fundamental entre a pesquisa pulse e a pesquisa de clima é a abrangência delas. A primeira é uma avaliação pontual sobre um determinado tema, a fim de sanar uma questão ou resolver um problema. Já a segunda é uma pesquisa mais ampla, realizada periodicamente por todos os funcionários da empresa que tem como objetivo medir o grau de satisfação dos funcionários sobre diversos temas durante um período determinado na empresa.

Como funciona a pesquisa pulse

A pesquisa pulse deve ser rápida e objetiva. A empresa cria as perguntas e escolhe o grupo que irá responder, considerando o assunto abordado. As perguntas podem ser enviadas por e-mail para os respondentes com um link para o questionário ou pode-se contratar uma empresa especializada para realizar o trabalho.

grafico desenhado em quadro negro

É fundamental que todas as respostas sejam anônimas. Só assim você garante sigilo e maior chance de obter respostas francas, mesmo que negativas.

Quando realizar uma pesquisa pulse

Se sua empresa realiza pesquisa de clima regularmente, a pesquisa pulse é uma alternativa para avaliar temas específicos ou problemas pontuais. Por exemplo quando o nível de engajamento dos funcionários cai drasticamente sem motivo aparente, você pode realizar uma pesquisa pulse para entender o que está afetando os funcionários.

Também é válido realizar uma pesquisa pulse para determinados setores ou perfis de colaboradores. É ideal para problemas e situações que exigem ações mais rápidas.

Cuidados

É preciso ter cuidado para não exagerar nas pesquisas pulse e torná-las enfadonhas e repetitivas. Exagerando na frequência de pesquisas, seus funcionários não irão responder com objetividade e sinceridade.

executivo avaliando gráficos de pesquisa

Atente-se ainda para os resultados das pesquisas realizadas. Não adianta nada realizar pesquisas periódicas, tomar tempo dos seus funcionários e deixar de lado todo o trabalho realizado.

Pesquisas têm o objetivo de entender alguma coisa. Nesse caso, uma questão específica sobre o trabalho. Então, se a pesquisa pulse foi realizada para resolver uma situação, aproveite-se dos dados coletados e busque melhorar o que tem problema.


Kl-Quartz Relógio ponto portaria 1510 - relogio, eletrônico, digital, biométrico