A História do Relógio de Ponto

Leia nosso BLOG

19/09/2017

A História do Relógio de Ponto

A História do Relógio de Ponto

O relógio de ponto é algo objetivo e uma solução  prática, mas por trás da máquina de ponto que todos conhecem hoje existe uma história e uma trajetória de evolução e tecnologia.

O registro do ponto foi um invento para que a empresa pudesse controlar o horário de entrega e saída de seus funcionários, que começou a ser utilizado na metade do século passado, mas de lá pra cá  muitas mudanças ocorreram. O relógio de ponto consistia num simples equipamento que possuía uma abertura, onde a pessoa inseria um cartão de cartolina , chamado de cartão ponto. Sua inserção inicialmente era impulsionada por uma alavanca até a data correspondente e então era impresso o respectivo horário.

Evolução do Relógio de Ponto

Como evolução, o uso da alavanca foi eliminado e a inserção do cartão ponto passou a ser automática. A partir da década de 90 os relógios ponto começaram a ser informatizados e estes foram dominando o mercado. Os registros eram feitos com cartões magnéticos ou de código de barras e as informações passadas via cabo ou cartucho de memória aos computadores, que também estavam se popularizando.

Com as tecnologias , internet e novas formas de comunicação os relógios informatizados evoluíram e passaram a se chamar relógios eletrônicos. A partir de 2009 o mercado de relógio ponto revoluciona-se com a entrada da Portaria 1.510 do Ministério do  trabalho que estabelece novos padrões e regras para o relógio ponto eletrônico.  Nestes cenários temos então novas gerações de relógio de ponto, que oferecem maior segurança, transparência e inovação para empregados e empregadores.

A biometria também concedeu maior recurso aos relógios de ponto, uma vez que eliminou o risco de fraudes para os registros do ponto, uma vez que há a necessidade do registro ser feito pelo próprio colaborador através da leitura de sua digital.

Hoje o registro de ponto ocorre de maneira mais moderna e segura. Os equipamentos de relógio de ponto, associados aos softwares  permitem a empresa ter total controle das horas realizadas por seus colaboradores. A justiça do  trabalho consegue acompanhar melhor todo o processo e os funcionários maior confiança na empresa.

A KL Quartz nesta história do relógio de ponto

A KL Quartz inicia sua trajetória em meados dos anos oitenta, quando os relógios ponto mais tradicionais, com alavancas para acionar seu registro, estavam a todo vapor. O mercado já demonstrava a necessidade de controlar as jornadas de trabalho de maneira mais segura os relógios de ponto cada vez mais populares. A história da KL Quartz começa com inovação, primeiro eliminando a alavanca par os relógios de ponto mecânicos, o processo ficava um pouco mais automatizado, mas os registros continuavam ocorrendo em um cartão ponto.

As soluções de controle de ponto continuaram evoluindo e a fábrica da KL Quartz inovou novamente com o primeiro relógio ponto informatizado em ambiente Windows.  Além da solução de equipamentos, a KL Quartz apresentava um software de tratamento de ponto para atender a demanda de seus clientes.

Os produtos e serviços oferecidos pela KL Quartz no decorrer de sua trajetória acompanharam a história dos relógios de ponto.  Nos anos 2000, com os adventos importados e as tecnologias que estavam sendo agregadas aos relógios de ponto por grandes empresas internacionais, a KL Quartz viu a oportunidade de especializar-se em soluções completas para as empresas sem a necessidade de fabricar os equipamentos comercializados. O mercado ainda sofreu mais alguns ajustes, os produtos voltaram a ser nacionalizados, com recursos e muitas tecnologias vindas de fora, mas a KL Quartz continua a oferecer a solução completa a seus clientes, com equipe especializada para controle de ponto, assistência técnica e produtos de relógio de ponto com fabricação nacional.

A historia do relógio de ponto é curiosa e bastante presente em nossas rotinas, uma vez que o trabalho e as leis trabalhistas são muito valorizadas, principalmente no Brasil. Vemos o mercado em constante desenvolvimento e esperamos acompanhar sempre nos atualizando e inovando.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp