A evolução do relógio ponto

Leia nosso BLOG

15/04/2021

A evolução do relógio ponto

A evolução do relógio ponto

O controle de ponto é um método antigo e muito utilizado em empresas de todo o mundo, sendo fundamental para manter registradas todas as informações sobre jornada de trabalho e banco de horas. Com o passar dos anos, esse método foi sendo atualizado, se tornando cada vez mais moderno e eficiente, a fim de deixar mais prática a rotina dentro das organizações.

Inicialmente, este controle era realizado de maneira manual e nada tecnológica – além de não ser obrigatório ou regulamentado. Pensando em soluções para modernizar este acompanhamento diário, foi em 1888 que surgiu o primeiro equipamento intitulado de relógio de ponto. Criado pelo empresário Willard LeGrand Bundy com o intuito de marcar de forma mais simples o horário de chegada e saída de cada um de seus funcionários, este relógio passou a facilitar o dia a dia, tornando o momento mais ágil tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Assim, a quantidade de horas trabalhadas passou a ser registrada de maneira mais formal e eficiente.

Mais de cem anos depois, a legislação trabalhista tornou obrigatório o uso de relógio de ponto para todas as empresas que possuem mais de 10 funcionários. Para atender às demandas das organizações, atualmente é possível encontrar opções diferenciadas para o controle de ponto. Algumas podem ser utilizadas por empresas menores, outras são muito eficiente para locais com grande fluxo de funcionários. O ideal é avaliar a necessidade e as características da empresa para então fazer a escolha.

Dos primeiros cartões de ponto, que consistiam em um cartão de cartolina inserido em um equipamento composto por uma alavanca, aos sistemas mais modernos, que incluem até mesmo aplicativo para celular, muita coisa aconteceu. A verdade é que o controle de ponto é um método eficiente e indispensável na rotina das empresas, independentemente do número de funcionários ou tamanho de sua estrutura. 

Quatro décadas de KL Quartz

Em 1982, pensando em disponibilizar no mercado equipamentos seguros e com qualidade garantida, a KL Quartz iniciou sua história. Naquela época, os relógios de ponto mais utilizados ainda eram os de alavanca com cartolina, presentes em todos os cantos do mundo. Apesar de manuais, eles consistiam em um método eficiente para controlar as jornadas de trabalho, proporcionando mais segurança aos trabalhadores e funcionalidade para a empresa. 

Com espírito inovador, a KL Quartz propôs um novo formato para este equipamento, agora mecânico, simbolizando o início de uma nova era. Embora um pouco mais automatizado, o registro seguia através do cartão ponto, porém mais dinâmico e ágil. Alguns anos mais tarde, atendendo às demandas de um mercado cada vez mais ávido por tecnologia, a KL Quartz desenvolveu seu primeiro relógio de ponto informatizado em Windows com software de tratamento de ponto.

A evolução da tecnologia e as novas possibilidades que o mercado oferece fazem com que a KL Quartz esteja sempre à frente, com soluções modernas que visam à praticidade na rotina empresarial. Atualmente, disponibiliza soluções completas para clientes de variados segmentos, com recursos tecnológicos e muitas funcionalidades adaptadas a cada necessidade.

Para saber mais sobre os serviços e produtos oferecidos pela KL Quartz, acesse www.kl-quartz.com.br

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Revenda Ouro Secullum

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Kl-Quartz 35 anos Tradição em Qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 35 anos de história.