Dúvidas sobre adicional noturno - relógio de ponto e controle de acesso

Leia nosso BLOG

25/09/2020

5 respostas à dúvidas sobre Adicional Noturno

5 respostas à dúvidas sobre Adicional Noturno

Um dos assuntos que mais tiram o sono de patrões e empregados é o Adicional Noturno. O Adicional Noturno é um direito garantido pela Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT) brasileira aos profissionais que trabalham durante a noite ou que fazem hora extra neste período, considerado mais extenuante e atípico. Para compensar tal disponibilidade, um valor de ganho é acrescentado a cada hora trabalhada do funcionário que desempenha sua função no período compreendido entre as 22h e as 5h da manhã do dia seguinte.


1 – Quem tem direito ao Adicional Noturno
Todo o trabalhador com uma jornada de trabalho entre as 22h de um dia e as 5h do dia seguinte, no caso de trabalho em locais urbanos. O direito é válido, inclusive, para horas extras e para profissionais que têm apenas parte de sua jornada compreendida nesse horário.


2 – Diferença entre horas diurnas e noturnas
A hora noturna é calculada de forma diferente da hora trabalhada durante o dia. No período diurno, uma hora (1h) equivale a 60 minutos (60 min), como o usual. Já no período noturno, uma hora (1h) equivale a 52 minutos e 30 segundos. Assim, as sete horas de trabalho entre as 22h e as 5h equivalem a oito horas de trabalho noturno.


3 – Valor do Adicional Noturno
Cada hora trabalhada no período entre 22h e 5h deve ser pago com um acréscimo de, no mínimo, 20% sobre o valor da hora diurna. O percentual pode aumentar quando é previsto em Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho.

4 – Como calcular o Adicional Noturno
Entre 22h e 5h, cada período de 52 minutos e 30 segundos equivale a uma hora trabalhada, mais uma porcentagem adicional prevista em sua convenção coletiva de trabalho. Intervalos de pelo menos um hora são obrigatórios em períodos superiores a 6h horas de atividade ininterruptas.


5 – Adicional Noturno incide sobre o INSS, férias e 13°
O Adicional Noturno incide sobre o salário e, também, sobre benefícios como INSS, férias, 13º salário, FGTS, aviso prévio indenizado e repouso semanal remunerado. Apenas não segue essa regra o caso de uma jornada noturna derivada de exceção.


Para garantir o cumprimento de todas as obrigações trabalhistas, garantir os direitos dos funcionários e evitar mal-entendidos ou surpresas a cada fechamento de folha, uma das melhores alternativa para calcular o Adicional Noturno é adotar um relógio de ponto eletrônico. O equipamento comprova o dia a dia de cada funcionário, auxilia o trabalho dos Recursos Humanos na hora de gerenciar cargas horárias, economiza tempo e outros recursos gastos na rotina empresarial, além de auxiliar na segurança da empresa, registrando quem entra e quem sai e a que horas. A KL Quartz pode auxiliar na escolha do melhor relógio-ponto eletrônico para sua empresa.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Revenda Ouro Secullum

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Kl-Quartz 35 anos Tradição em Qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 35 anos de história.